A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu tomar uma atitude nesta quinta-feira (28) em relação às desastrosas atuações dos árbitros de campo e do VAR em Flamengo x Athletico-PR, pela rodada de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Isso porque os dois clubes saíram de campo reclamando sobre a atuação do árbitro Luiz Flávio de Oliveira e do VAR, sob a responsabilidade de Wagner Reway. Nesse sentido, o Flamengo protestou contra a não marcação de um pênalti cometido por Fernandinho ao puxar a camisa de Leo Pereira em cobrança de escanteio.
Leia Mais: Corinthians pode ter ‘reforço’ contra o Flamengo nas quartas de final da Libertadores
Outro ponto polêmico, aliás, foi a não expulsão de Fernandinho, que deu uma cotovelada em Filipe Luís ainda no início do jogo. Os rubro-negros cariocas reclamaram ainda que o excesso de faltas marcadas por Luiz Flávio ocasionou diversas interrupções no jogo.
Os paranaenses, por sua vez reclamaram das não expulsões de Arrascaeta por falta grave em Erik e de Gabigol por agressão em Fernandinho. Nos dois casos, os flamenguistas receberam apenas cartões amarelos.
Com a ampla repercussão e críticas de todos os lados, a CBF se mexeu. E qual foi a grande punição aos árbitros? Reciclagem. Cinco dias de cursos e exercícios na cabine do VAR e no campo. Em seguida, Luiz Fávio e Wagner Reway devem voltar à ativa.
Nota na íntegra
A Comissão de Arbitragem da CBF informa que o árbitro Luiz Flávio de Oliveira e o VAR Wagner Reway foram incluídos no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA). A decisão foi tomada após análise da atuação de ambos durante a partida entre Flamengo e Athletico Paranaense, pela Copa Intelbras do Brasil.
A CBF reitera o compromisso com a modernização e o constante desenvolvimento da arbitragem no futebol brasileiro. Na próxima segunda-feira, a Comissão inicia uma intertemporada que reunirá 95 árbitros das séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O treinamento será realizado entre 1º e 5 de agosto, em três sedes diferentes, e contará com trabalhos práticos em simuladores de VAR e em campo de jogo. A partir deste mês, a Comissão também realizará treinamentos práticos presenciais mensais com o quadro.