Após novamente se destacar com a camisa da seleção brasileira, o atacante Lincoln, de 16 anos, foi promovido ao time principal do Flamengo. O movimento já era previsível, mas fatores extras acabaram antecipando-a.
Nesta segunda-feira (06), o jovem treinou entre os jogadores que não foram relacionados para a partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, de onde o Flamengo saiu com a derrota por 3 a 1. A presença de Lincoln no elenco principal era um pedido da torcida desde a saída de Leandro Damião e a queda de desempenho de Felipe Vizeu.
A oportunidade surge após uma exibição aquém de Vizeu contra o tricolor gaúcho. O camisa 47 havia recuperado espaço perdido para Lucas Paquetá, que vinha jogando improvisado no comando de ataque e agradando o técnico Reinaldo Rueda. Não satisfeito com as duas peças e somando isso a suspensão preventiva de Paolo Guerrero, principal nome do ataque, o treinador colombiano resolveu promover Lincoln ao time principal.
Junto com ele subiu também o lateral Klebinho, que já jogou com Rueda no duelo pela Primeira Liga contra o Paraná. Este volta ao time principal após Pará, titular da posição, ter falhado gravemente nos três gols sofridos contra o tricolor gaúcho.
Lincoln foi destaque em todas as competições de base com o manto sagrado. Em 2017 foram 16 gols entre Copa São Paulo, Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão sub-20. O grande desempenho levou ele para o Mundial sub-17, na Índia, competição pela qual ele balançou as redes três vezes até a eliminação na semifinal.
Além do Mundial, o atacante foi o titular da posição no Sul-Americano sub-17. Com cinco gols em oito jogos ele foi um dos destaques, ao lado de Vinícius Júnior, do time que levantou o troféu do torneio.
A próxima partida do rubro-negro será nesta quarta-feira (08), contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro.