Cenas lamentáveis foram vistas no Estádio San Carlos de Apoquindo na última quinta-feira (28), pela Libertadores. Torcedores da Universidad Católica não souberam receber os flamenguistas visitantes, e além da violência, como pedras e sinalizadores arremessados em direção aos brasileiros, ferindo um idoso e uma criança, houveram também atos racistas. Um torcedor foi flagrado imitando macaco em direção a torcida do Flamengo.
Em campo, o Mais Querido venceu por 3 a 2, mas o resultado tornou-se coadjuvante em virtude dos acontecimentos no estádio. As ações dos chilenos repercutiram, e o Flamengo, além da mídia, reproduziram o ato racista do torcedor chileno. O clube pediu que providências sejam tomadas, e a Conmebol não definiu pena, publicando somente uma nota irrisória.
LEIA MAIS: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
Por isso, o governo do Chile entrou em ação divulgou processos sancionatórios pelos ocorridos, não só em Universidad Católica x Flamengo, mas também em Colo-Colo x River Plate, onde também houve confusão. As sanções são direcionadas para a Conmebol, que é a organizadora do evento, segundo nota publicada pelas autoridades chilenas.
“Procedimentos sancionatórios contra os organizadores dos referidos eventos, nos quais estiveram envolvidos os times de futebol da Universidad Católica e Colo-Colo. Para cada um destes eventos esportivos foram apresentadas queixas para identificar e punir os responsáveis por atos ilícitos que tenham afetado a segurança e integridade dos participantes, como aconteceu com o menor ferido”, diz a parte principal da nota publicada, relembrando a criança atingida perto do olho.
Sanções pela violência na partida entre Colo-Colo x Universidad Católica, pelo Campeonato Chileno, no final de semana passado, também foram aplicadas.
Flamengo vence e se mantém 100% na Libertadores
Em campo, o Mais Querido teve problemas na defesa, mas se sobressaiu na frente. O time conseguiu marcar três gols, dois de Gabigol e um de Lázaro. Os dois gols chilenos acabaram saindo em infelicidades da defesa do Flamengo, com Isla e Pablo desviando para dentro da própria meta.
A vitória no Chile é sequência de mais duas vitórias, contra Sporting Cristal e Talleres, nas duas primeiras rodadas da fase de grupos. Com nove pontos conquistados, o Flamengo se coloca em situação confortável para avançar na competição.