Como de costume nas fases difíceis do Flamengo, as notícias sobre um estádio próprio, antigo sonho da torcida, voltam a aparecer. Desta vez, enquanto o Olimpia enfrenta o Fluminense no Maracanã com o Flamengo eliminado assistindo de casa, jornalistas publicam supostas novidades sobre o projeto de um estádio no Gasômetro.
Bet365 4.9 de 5 |
|
Ao longo dos anos, dirigentes já apresentaram dezenas de projetos de estádio próprio do Flamengo que não saíram do papel. O MRN lembra cinco casos.
Leia mais: 15 razões para o Flamengo construir seu estádio no Gasômetro
Estádio ‘boutique’ na Gávea
Desde que o estádio da Gávea recebeu o último jogo do time profissional em 1997, o Flamengo acenou com muitos projetos para ampliar o estádio. Um dos mais recentes foi o do chamado “estádio boutique” para cerca de 20 mil torcedores. Ele serviria como alternativa ao Maracanã em jogos de menor apelo. Em 2017, o então presidente Eduardo Bandeira de Mello e o então prefeito Marcelo Crivella chegaram a anunciar um acordo autorizando a construção do estádio. O projeto, porém, não foi à frente.
Estádio na Barra
Desde que o fechamento do antigo parque de diversões Terra Encantada em 2010, ele é constantemente citado pela torcida como possibilidade de local para um estádio do Flamengo. No ano passado, aliás, o local chegou a ser oficialmente citado pela diretoria como plano B para a localização de um novo estádio antes da escolha pelo terreno no Gasômetro como foco principal. Além disso, o clube também já sobrevoou terrenos na Barra e chegou a anunciar que escolheu um ideal em 2017. Por fim, o Parque Olímpico, também na Barra, também já apareceu como opção.
Estádio em Niterói
Também em 2017, Bandeira se reuniu com o então prefeito de Niterói para discutir a possibilidade da construção de um estádio do Flamengo no Caminho Niemeyer, local turístico da cidade vizinha ao Rio projetado pelo arquiteto rubro-negro Oscar Niemeyer. As negociações não foram adiante.
Estádio em Deodoro
A área pertencente ao Exército foi usada como um dos locais de disputa da Olimpíada em 2016. Na época, o prefeito Eduardo Paes revelou um pedido do Flamengo a fim de usar o terreno usado para o estádio de rúgbi para construir o seu estádio. No ano passado, de volta ao cargo, Eduardo Paes voltou a citar Deodoro como o melhor local para o Flamengo construir o estádio.
Estádio na Avenida Brasil
Talvez o caso que mais tenha avançado foi a de um estádio em Manguinhos, vizinho à Avenida Brasil, principal via de circulação do Rio de Janeiro. Em 2017, o Flamengo chegou a assinar um contrato de prioridade para a aquisição de um terreno de 160 mil quadrados do Grupo Peixoto de Castro. Em abril de 2018, porém, o Flamengo desistiu da compra. Isso porque a violência da região teria pesado contra a decisão.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Errata: Chapa de Bap não entrou com representação de compra de votos de Dunshee
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária