Nesta quarta-feira (17), Flamengo e Athletico-PR decidem vaga na semifinal da Copa do Brasil 2022. Após empate por 0 a 0 no Maracanã, quem vencer na Arena da Baixada segue em busca do título nacional. E no dia do jogo, o Mundo Rubro Negro fez uma lista dos 10 maiores artilheiros dessa competição.
O atacante do Flamengo, Gabigol, está presente e pode subir mais algumas posições no ranking histórico da Copa do Brasil caso marque nessa edição. Vamos a lista:
Leia mais: Ex-Flamengo, Reinaldo Rueda negocia com clube brasileiro
Os 10 maiores artilheiros da história da Copa do Brasil
Deivid
O atacante Deivid, que chegou ao Flamengo em 2010, é o 10º colocado do ranking. O artilheiro marcou 24 gols na história da Copa do Brasil, por Flamengo, Cruzeiro e Corinthians. Ele ainda foi campeão em duas oportunidades, com Corinthians e Cruzeiro, em 2002 e 2003, respectivamente.
Léo Gamalho
Léo Gamalho, o Ibrahimovic brasileiro já marcou 25 gols na história da competição. O atacante que hoje veste a camisa do Coritiba fez dois gols nessa edição e por isso subiu no ranking, passando nomes históricos do futebol brasileiro.
Luís Fabiano
Mais um atacante histórico do futebol brasileiro. Luís Fabiano, o “Fabuloso”, brilhou por diversos clubes na carreira e foi titular de Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Ídolo do São Paulo, o atacante também passou por Ponte Preta e Vasco, não venceu a Copa do Brasil mas assim como Léo Gamalho, também marcou 25 gols na Copa do Brasil.
Gabigol
Grande ídolo e atacante histórico do Flamengo, Gabigol também acumula 25 gols marcados na história da Copa do Brasil. O camisa 9 foi artilheiro da competição em 2014, 2015 e 2018, enquanto jogava pelo Santos. Aos 25 anos, junto com Léo Gamalho, são os únicos da lista que ainda estão em atividade.
Dodô
O artilheiro dos gols bonitos também está presente na lista de maiores artilheiros. Com passagens por Botafogo, Fluminense, São Paulo, Santos e Corinthians, o atacante marcou 26 vezes na Copa do Brasil, mas não conquistou nenhum título.
Paulo Nunes
Revelado pelo Flamengo, Paulo Nunes foi um grande personagem do futebol brasileiro nos anos 90. Mas após surgir na Gávea, passou por Grêmio e Palmeiras, e foi campeão da Copa do Brasil em três oportunidades. O artilheiro marcou 28 vezes.
Oséas
Com os mesmos 28 gols de Paulo Nunes, outro atacante que se destacou no Palmeiras: Oséas. O atacante fez sucesso no Brasil entre os anos 90 e 2000, e levantou o troféu da Copa do Brasil em duas oportunidades, pelo time paulista e pelo Cruzeiro.
3º maior artilheiro da Copa do Brasil: Viola
Com um gol a mais, o terceiro colocado da lista é Viola. O atacante que fez carreira com as camisas de Corinthians, Palmeiras e Santos, venceu a competição em 1995 e marcou 29 gols em jogos de Copa do Brasil.
2º maior artilheiro da Copa do Brasil: Romário
Em segundo lugar, um craque que vestiu a camisa do Flamengo. Um dos maiores atacantes da história do futebol. O baixinho foi campeão da Copa do Mundo de 1994 e acumulou títulos por onde passava, mas não conseguiu levantar o troféu nacional. No entanto, Romário era o maior goleador da história da competição até essa temporada, com 36 gols.
Maior artilheiro da Copa do Brasil: Fred
O ex-atacante do Fluminense, Fred passou Romário nessa temporada, antes de se aposentar. Um dos maiores atacantes do século no futebol brasileiro, Fred marcou 37 vezes na Copa do Brasil, mas nunca conquistou nenhum título da competição mais democrática do país.