O Flamengo provavelmente estreia nesta terça-feira (5) na fase de grupos da Copa Libertadores da America 2022, em Lima, contra o Sporting Cristal. Em crise pela derrota nas finais do Campeonato Estadual 2022 para o Fluminense, em dois jogos em que foi dominado pelo adversário, o Rubro-Negro viajou para o Peru sem o seu presidente. Ao invés de acompanhar o grupo, Rodolfo Landim está na Espanha, em viagem pessoal.
Leia Mais: Análise Tática: Como atua o Sporting Cristal em 2022
Segundo a jornalista Malu Gaspar, do Jornal O Globo, Landim seguiu para um tour na Espanha com o amigo e empresário Carlos Suarez. Segundo Malu, as relações com Suarez foram o motivo que fez Landim ser obrigado a recusar a indicação à presidência do Conselho de Administração da Petrobras.
Na sua coluna em O Globo, Malu escreve: “Nos últimos dias, ele [Landim] disse a diretores do Flamengo que tinha um compromisso particular inadiável e que por isso precisava viajar. Ainda assim, não tirou férias. Ontem, participou remotamente da reunião de diretoria do clube. Landim e Suarez foram procurados, mas não responderam às mensagens a respeito da viagem.”
Sobre a relação de Landim com Suarez, Malu escreve: “A informação que obtive com um funcionário de Suarez na Espanha são de que o empresário e Rodolfo Landim chegaram à vila e já partiram em um passeio pelos arredores até a próxima quinta-feira. Os dois são apreciadores de vinhos, e a região é pródiga em vinícolas. Suarez é sócio de oito distribuidoras de gás no Brasil e, nessa condição, é cliente da Petrobras.”
Jogo do Flamengo ameaçado por protestos civis no Peru
O dia promete em Lima. Ainda sem saber se vão se enfrentar devido às ordens governamentais, Flamengo e Sporting Cristal aguardam um posicionamento da Conmebol. A entidade, por sua vez, tenta um acordo com o governo peruano para a realização da partida ainda nesta terça-feira (05).
Com a maior sequência invicta da competição, Flamengo e Sporting Cristal ainda não sabem se vão jogar na estreia do torneio nesta terça-feira. Isso porque, na última madrugada, o presidente peruano decretou estado de emergência e toque de recolher em Lima. A medida busca conter intensos protestos contra a alta dos preços dos combustíveis e fertilizantes que vêm causando transtornos no país.