O Fluminense sagrou-se campeão da Taça Guanabara neste sábado (5), após vencer o Resende no Campeonato Carioca. Contudo, o Flamengo segue como o maior vencedor do torneio, que já mudou de formato inúmeras vezes ao longo dos anos.
O atual formato do Campeonato Carioca dá o título da Taça Guanabara ao time que faz a melhor campanha durante a fase de grupos. Em 2021, o Fluminense perdeu apenas uma vez, para o Bangu, mas venceu todos os clássicos. Além disso, com uma boa campanha, não pode mais ser ultrapassado e ergueu a taça com uma rodada de antecedência. Entretanto, o Tricolor é apenas o terceiro maior campeão do torneio, agora com 11 títulos.
Leia Mais: Flamengo ganha retorno importante para clássico contra o Vasco
O Flamengo, com 23 taças na conta, lidera com sobras a lista de maiores campeões da Taça Guanabara. Além disso, o segundo colocado é o Vasco, que ergueu o título 13 vezes. Atual tricampeão do Carioca, o Mais Querido venceu também a Taça Guanabara em 2021, já no novo formato. Em 2020 e 2018, ainda no formato antigo, o Rubro-Negro levou a melhor sobre o Boavista e foi campeão.
Flamengo pode ter vantagem do empate nas semifinais do Campeonato Carioca
Entre os quatro grandes do RJ, o Botafogo é quem leva a pior no número de títulos. O Alvinegro tem apenas oito e é o quarto que mais venceu, à frente apenas de America, Americano e Volta Redonda, com um.
Além do título da Guanabara, o Fluminense também garantiu a vantagem do empate nas semifinais e pode escolher o mando de campo na ida ou volta. O Flamengo também pode ter este benefício. Isso porque, se vencer o Vasco, neste domingo (6), o Rubro-Negro assegura a segunda colocação do Campeonato Carioca e garante as vantagens para as semifinais.
Em caso de classificação na segunda posição, o Mais Querido encara o terceiro colocado, que atualmente é o Vasco.