O Flamengo estreou no Campeonato Carioca com goleada por 4 a 0 sobre o Audax, nesta quarta-feira (17), e atuação da equipe deixou boas impressões. O comentarista Andre Donke, da ESPN, destacou que o time Rubro-Negro conseguiu reproduzir muito bem alguns conceitos do técnico Tite já no primeiro jogo do ano e classificou a estreia como “muito positiva”.
“Primeira rodada da temporada não é para se empolgar, mas a gente não pode não falar que foi uma grande estreia do Flamengo. E não só pelos números de finalizações e chances claras, o Flamengo poderia ter feito 7 a 0, mas também pelo vasto repertório ofensivo. Vi muita coisa legal para destacar”, iniciou André Donke, em participação no ‘ESPN F360’.
➕: Flamengo anuncia Filipe Luís como novo técnico; veja a categoria
O comentarista destacou a boa atuação e movimentações de Varela, que participou de lances de gols em jogadas na linha de fundo e atuando pela faixa central. Donke também exaltou o desempenho de Everton Cebolinha, eleito melhor em campo, e projetou que o atacante mantenha a vaga no time titular e evolua ainda mais sob o comando de Tite.
“Os laterais atacando por dentro, principalmente o Varela. Ele participa da jogada do gol do Pedro, faz o próprio gol jogando por dentro e teve uma atuação muito positiva. Para mim, Cebolinha foi o melhor em campo, está recuperando a confiança do jogador que a gente viu ser importante na Seleção Brasileira. Acho que ele pode evoluir muito com o Tite e voltar a ser protagonista no futebol brasileiro”.
Por fim, André Donke apontou a intensidade sem bola como principal evolução do Flamengo neste início de 2024. Afinal, ele entende que falta de coordenação e energia na fase defensiva foram os problemas do clube na última temporada.
“Gostei muito da questão sem bola do Flamengo, porque foi um dos problemas mais pesados do time que não venceu títulos em 2023. O Arrascaeta teve grande contribuição sem bola no primeiro tempo. Teve uma queda física natural, até porque resolveu o jogo no primeiro tempo. Mas uma primeira impressão do ano muito positiva por toda a questão do repertório”.
A equipe comandada por Tite teve 56% da posse de bola total da partida e trocou 555 passes, com 90% de acerto. O Fla ocupou o campo ofensivo e terminou o jogo com 24 finalizações, sendo 11 na direção do gol adversário. Além disso, teve 17 desarmes em função da marcação pressão na saída de bola adversária.
Jogos de 2023 ajudaram o Flamengo a começar 2024 em alta
Auxiliar técnico de Tite, Cleber Xavier participou da coletiva pós-jogo ao lado do treinador e celebrou a vitória do Flamengo na estreia. Questionado sobre os treinamentos da equipe na pré-temporada, o assistente confirmou que comissão já implementou novos conceitos na equipe, e o objetivo é intensificar o processo durante período nos Estados Unidos.
“Os 12 jogos do ano passado facilitaram muito. Esse ano a gente, paralelo ao trabalho da parte física, conseguiu evoluir nossos conceitos, colocar coisas novas e vamos dar continuidade agora nos Estados Unidos. Esse é nosso objetivo, continuar trabalhando para a equipe evoluir e atinja uma performance melhor.”
Após a vitória na estreia do Carioca, o elenco principal do Mengão viajará aos Estados Unidos para finalizar a pré-temporada. A equipe vai fazer amistosos contra Philadelphia Union, neste domingo (21), e depois enfrenta o Orlando City, no dia 27.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Allan e Carlinhos podem deixar o Flamengo em 2025
- Dirigente do Flamengo cita Cucho Hernández para jornalista
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Arena da Floresta e Sub-20
- 4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
- Flamengo sub-20 vence Santa Cruz–AC na reinauguração Arena da Floresta