O time do Flamengo chega com mudanças para a partida contra o Independiente Del Valle. Com Pulgar lesionado e Gerson voltando de lesão, Vidal e Thiago Maia vão a campo. O objetivo de Vitor Pereira é conseguir equilibrar a equipe de modo que ofereça menos espaço aos equatorianos. Na Band, os comentaristas discutiram sobre o esquema.
Para Massini, Vidal não supre a saída de João Gomes, mas entende ser a melhor opção para o momento. No entanto, ele cobra que os atacantes do Flamengo façam a recomposição e ajudem defensivamente.
Leia Mais: Recopa: Flamengo divulga relacionados com corte por lesão
“O Vidal não tem a capacidade física que o João Gomes tinha, mas é uma alternativa sem o Pulgar. Você precisa achar essa alternativa para ter mais consistência defensiva. Mas além do Vidal, ou os quatro do ataque fazem um pouco mais, inclusive o Pedro, ou vai ser difícil segurar com Vidal e Thiago Maia”, opina Massini.
O comentarista também projeta que caso o Del Valle jogue se lançando ao ataque no Maracanã lotado, o Rubro-Negro fica com o favoritismo para vencer. Ele volta a citar Vidal e concorda com a escalação de início do jogador.
“Se mantiver o jeito: ‘vamos jogar e vamos deixar o Flamengo jogar’, a possibilidade do Flamengo ganhar é brutal. Mas se essa mudança de mentalidade acontecer, o Del Valle vai tomar algumas precauções porque tem uma vantagem e pode especular em cima do jogo do Flamengo. Gosto da alternativa do Vidal, não acreditava nela, mas o Vidal deu consistência para o meio-campo do Flamengo enquanto tem gás. De início, está funcionando”, complementa.
Para Arnaldo, Gerson não substitui Vidal
O jornalista Arnaldo Ribeiro deu sua opinião sobre as ideias de Vitor Pereira e não imagina Gerson substituindo o chileno. Para o profissional, o técnico português deve colocar um zagueiro.
“A discussão é se o quarteto de frente é o melhor esquema para o Flamengo ao longo da temporada. Por enquanto ele não vai mexer. A ideia do time é interessante, que pode ser utilizada outra vezes. Hoje eu acho que se tiver em vantagem e precisar trocar o Vidal, ele não bota o Gerson, mas sim outro zagueiro. Não tem o volante (Pulgar), mas bota um zagueiro. O Vidal é uma substituição que ele vai ter que fazer”, opina Arnaldo.
Douglas Fortunato imagina Flamengo forte defensivamente
Para destrinchar o assunto, o MRN traz também a opinião do analista tático do site. Douglas Fortunato acredita que o time fica mais resguardado com Vidal e Thiago Maia do que com Gerson como um dos volantes.
“Com Vidal e Thiago Maia em campo, ao contrário do Gerson, o Flamengo ganha um pouco mais de cobertura defensiva do espaço. Vidal fez uma boa partida apesar da derrota contra o Independiente Del Valle. Ambos os dois baixam bastante para fazer a saída”, inicia o analista.
Ele comenta ainda a possibilidade de Thiago Maia jogar como zagueiro mas explica que na verdade, o jogador deve fazer apenas a saída de bola com a zaga do Mengão.
“Eu acho que não faz sentido dizer que existe uma mudança no posicionamento do Thiago Maia porque o Flamengo já atua fazendo uma saída de três com o Vitor Pereira. Com Thiago ou Vidal baixando, por dentro dos zagueiros ou pelo lado do campo. Acho muito difícil o Flamengo jogar com três zagueiros hoje. São apenas balanços que acontecem quando se joga com três zagueiros. O Flamengo fica mais combativo no meio com os dois. Mas não acredito que o time entre com três zagueiros e se defenda em uma linha de cinco”, explica Douglas.