O Flamengo recebe o Bahia no Maracanã para, na quinta-feira (12), para confirmar a classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Mas não é a primeira vez que as equipes se encontram na competição. Da última vez, os times cruzaram o caminho nas oitavas de final de 2000. O Mengão venceu a ida, fora de casa, por 3 a 1, e garantiu a classificação empatando por 1 a 1 em casa.
BC.Game 4.9 de 5 | BÔNUS NOS 4 PRIMEIROS DEPÓSITOS |
|
Na ocasião, a escalação do Flamengo, obviamente, era bem diferente, e se desenhava da seguinte forma: Clemer; Fabão, Juan, Mozart, Athirson; Lúcio Bala, Fábio Baiano, Maurinho, Rocha; Tuta e Reinaldo. O MRN traz detalhes sobre cada um desses jogadores e por onde andam atualmente.
➕Flamengo x Bahia: histórico total do confronto
No jogo de ida, na vitória por 3 a 1, os gols do Flamengo foram marcados por Lúcio Bala, Tuta e Fábio Baiano. Na volta, Tuta marcou no empate por 1 a 1.
Clemer
O goleiro Clemer foi titular nos dois jogos contra o Bahia. A peça foi fundamental nas conquistas da Copa Mercosul e Copa dos Campeões, ficando de 1997 a 2002 no Rubro-Negro. Ao todo, foram 241 jogos pelo Flamengo, mas sua grande identificação é com o Internacional.
Foi pelo clube gaúcho, inclusive, que Clemer entrou em campo pela última vez. O jogador se aposentou em 2009 após títulos de Libertadores e Mundial. Ele seguiu na equipe colorada após a aposentadoria para treinar as categorias de base do clube. Após a experiência, treinou profissionalmente o Glória-RS, Sergipe e Brasil de Pelotas, onde esteve pela última vez em 2018.
Juan
O zagueiro Juan, na época, vivia início de carreira. Ao todo, vestiu o Manto Sagrado 331 vezes e marcou 32 gols. Foram quatro cariocas, uma Copa dos Campeões, uma Mercosul e um Brasileirão pelo Flamengo. Sua aposentadoria aconteceu em 2019, no Flamengo.
Sua identificação com o Rubro-Negro rendeu cargo de gerente de futebol do clube, onde ficou até o início do ano. Ele aceitou a proposta para se tornar coordenador da CBF aos 45 anos.
Fabão
O zagueiro Fabão teve duas passagens pelo Flamengo e fez 61 jogos ao todo. De 2000 a 2002, foram dois anos consecutivos, enquanto a segunda passagem aconteceu em 2007. Apesar de defensor, chegou a marcar três gols pelo clube. Sua aposentadoria aconteceu em 2014, pelo Goianésia.
Aos 48 anos, Fabão aproveita a aposentadoria, mas relembra mais seus tempos de São Paulo, onde é ídolo, nas redes sociais. No ano passado, o ex-jogador voltou aos noticiários por se tornar faixa preta de jiu-jitsu, se mantendo ativo esportivamente.
Athirson
Um dos grandes nomes daquele Flamengo era Athirson, que vestiu a camisa do clube em 253 jogos, marcando 37 gols. O lateral-esquerdo venceu quatro Cariocas, além da Copa dos Campeões e a Mercosul.
Aos 47 anos, Athirson se aventura na política, mas sem largar o esporte. O ex-atleta é o secretário de futebol do Ministério do Esporte, sendo nomeado pelo ministro André Fufuca no início do ano.
Mozart Santos
Após fazer boas partidas pelo Coritiba, o jogador atraiu o Flamengo, onde jogou 41 vezes em 2000, chegando a se tornar capitão da Seleção Brasileira Sub-23 e disputando os Jogos Olímpicos. Ele anotou ainda um gol pelo Rubro-Negro.
Mozart pendurou as chuteiras em 2012, pelo Shanghai Shenxin. Após a aposentadoria, iniciou carreira como treinador, chegando a cirigir Canoinhas, Jaraguá, CSA, Chapecoense, Cruzeiro, Guarani e Atlético-GO antes de chegar ao Mirassol, seu trabalho atual, aos 44 anos.
Lúcio Bala
Somando suas duas passagens pelo Flamengo, Lúcio Bala marcou 23 gols em 118 jogos. Pelo clube, conquistou a Copa dos Campeões, Copa Rede Bandeirantes, Torneio Cidade de Brasília, Taça Juiz de Fora e um Carioca. Após muita rodagem, Lúcio Bala parou de jogar em 2014, quando estava no Atlética Alvorada.
Aos 49 anos, Lúcio Bala se tornou palestrante, mas também gosta de jogar um futevôlei nas praias, como mostram suas redes sociais. O ex-jogador também atua no mercado financeiro e patrimonial.
Fábio Baiano
Ex-meia, Fábio Baiano ficou largo período no Flamengo, o que fez com que pudesse somar 41 gols em 328 jogos. É claro que os títulos também foram diversos, ganhando Mercosul, Copa de Ouro, Brasileirão, Copa dos Campeões Mundiais e quatro Cariocas. Fábio deu adeus ao futebol em 2008, quando estava no Brasiliense.
Em 2011, Fábio Baiano jogava pelo Showbol do Flamengo após a aposentadoria. Depois de pendurar as chuteiras, Fábio Baiano passou a trabalhar com compra e venda de gado. Vale lembrar que o nome era um dos jogadores de confiança de Tite nos tempos de Grêmio. Hoje, o ex-atleta está com 49 anos, e seu perfil mostra uma última homenagem recebida em 2019, no Maracanã.
Maurinho
Mauro Fonseca, paulista de Votuporanga conhecido como Maurinho, também teve uma boa quantidade de jogos no meio-campo do Flamengo: 209, marcando dez gols e levantando as taças de três Cariocas, Mercosul e Copa dos Campeões, se aposentando no Duque de Caxias, em 2010.
Também com 49 anos, Maurinho é mais um a se tornar treinador, dirigindo Mageense, Barra Mansa, Serrano, 7 de Abril e o Pérola Negra. Mas seu último trabalho foi no Princesa do Solimões Esporte Clube, de onde se despediu em julho.
Rocha
Marcelo Paulo da Rocha, conhecido apenas como Rocha, fez 156 jogos pelo Flamengo e marcou quatro gols, vencendo Com pouca rodagem, Rocha jogou também por Portuguesa, Vila Nova, Paysandu e Resende, onde se aposentou.
Com 45 anos, Marcelo Rocha tem sua própria escolinha de futebol, a Escolinha de Futebol MR, com as iniciais de seu nome, onde dá aula.
Tuta
Pelo Flamengo, Moacir Bastos, o Tuta, marcou 12 gols em 30 jogos. O histórico é menor do que os jogadores anteriores, mas o tempo no clube serviu para somar um Carioca a sua galeria de troféus. O jogador só se aposentou em 2016, no Taboão da Serra, depois de muito rodar por clubes brasileiros.
Aos 50 anos, Tuta curte a aposentadoria com a família no Rio de Janeiro, mas chegou a ser preso em 2012 por dever pensão alimentícia. No entanto, o imbrógio foi solucionado e ele passou apenas alguns dias na prisão. Outro episódio envolvendo o nome do jogador foi um assalto. Ele teve o carro roubado e por pouco não deu tempo de tirar os filhos do carro antes de ter seu veículo levado.
Reinaldo
Carioca de Itaguaí, o ex-atacante tem 47 gols marcados pelo Flamengo em 132 jogos, tempo suficiente para conquistar três Cariocas, além da Mercosul e da Copa dos Campeões. O atleta estava em início de carreira, e por isso, deu tempo de jogar até 2019 pelo Brasiliense, quando se aposentou.
O ex-jogador foi mais um a seguir carreira na beira do campo, treinando Inter de Lages, as categorias de base do Perilima, Nacional de Patos, Carlos Renaux e Maricá, clube que treina atualmente, aos 45 anos.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Estádio do Flamengo: Lula diz que acordo é ‘bom para o Brasil’
- Análise do VAR gera dúvida em gol anulado e ignora pênalti do Corinthians
- 1º reforço do Grêmio em 2025 pode ser lateral-direito ex-Flamengo
- Bahia x Flamengo: Nação esgota ingressos em 1 hora
- Flamengo e Tite acertam valor e data limite para pagamento de multa