Com a épica vitória por 2 a 1 contra o Cruzeiro, com direito a gol do Vinicius Junior no finalzinho da partida, o Flamengo se aproxima cada vez mais da quarta conquista e também da defesa, já que é o atual campeão da taça da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio de maior visibilidade de todo o calendário sub-20 do Brasil. Porém, para levantar a taça na grande decisão do dia 25, no Pacaembu, o Mais Querido precisa passar por mais três dificílimos duelos.
O primeiro será na próxima quinta-feira (19), às 19h30, na Arena Barueri, contra o Corinthians, time que eliminou o Internacional nas oitavas de final. Se passar pelo alvinegro paulista, o Flamengo enfrentá o vencedor do confronto entre Bragantino x Juventus (SP), na semifinal. Do outro lado da chave estão: Paulista x Chapecoense e Batatais x Botafogo.
Confira a análise sobre os possíveis adversários do Flamengo
Corinthians
Finalista das três últimas edições da Copinha e dono da melhor campanha até aqui em 2017, o time treinado pelo técnico Osmar Loss é sem dúvidas uma das melhores equipes da competição. Conta com dez jogadores que participaram do vice-campeonato do ano passado, quando foi superado pelo Flamengo nos pênaltis, após o empate em 2 a 2 no tempo normal.
Entre as principais armas da equipe estão o volante Guilherme Mantuan e o atacante Carlinhos – que já fazem parte da equipe profissional -, além dos meias Fabrício Oya e Pedrinho, este último é visto como a maior revelação da equipe. Em seis jogos pela Copa SP, Pedrinho marcou quatro gols e deu cinco assistências, sendo quatro delas para Carlinhos, artilheiro da Copinha com nove gols.
Carlinhos será desfalque contra o Flamengo pois recebeu o segundo cartão amarelo na vitória do Corinthians por 3 a 1 sobre o Internacional. O time paulista soma 23 gols na competição e já sofreu cinco. A única partida em que saiu perdendo foi contra o Coritiba, mas conseguiu a virada no segundo tempo.
Bragantino x Juventus (SP)
Bragantino e Juventus (SP) duelarão por uma vaga na semifinal contra o vencedor do confronto entre Flamengo e Corinthians. A partida acontece na quinta-feira (19), às 16h, na Rua Javari. As equipes chegam às quartas de final com campanhas bem parecidas: em seis jogos na Copa SP, venceram cinco e têm uma derrota.
O único revés sofrido pelo time de Bragança Paulista teve sabor de vitória. Na terceira fase da competição, o Massa Bruta perdeu por 3 a 0 para o Cruzeiro, mas avançou às oitavas de final por ter a melhor campanha entre as equipes perdedoras. Já nas oitavas venceu o Juventude (RS) por 1 a 0, carimbando vaga nas quartas de final. O atacante Bruno Oliveira é o artilheiro do time com quatro gols anotados.
O Juventus, também conhecido como “Moleque Travesso” vem de duas excelentes vitórias. O time da Rua Javari eliminou o Fluminense de virada, na terceira fase da Copinha e, no último domingo, derrotou o Avaí, que na fase anterior havia passado pelo Santos, um dos candidatos ao título. Com apenas três gols sofridos em seis jogos, o Juventus aposta em seu sistema defensivo para ir longe na competição. O time ainda conta com uma torcida que joga junto, sempre lotando o simpático estádio do clube.
Paulista
Com 100% de aproveitamento, o time de Jundiaí é o primeiro semifinalista da Copinha 2017. Jogando para um grande público no estádio Jayme Cintra, o “Galo” aproveitou um erro do goleiro Tiepo para eliminar a Chapecoense. O goleiro Enzo teve que buscar a bola no fundo da rede apenas uma única vez em toda a competição. O Paulista incorpora perfeitamente aquela velha máxima que existe no futebol “time que joga por uma bola”. Nos sete jogos que disputou até aqui venceu seis por 1 a 0. Apenas na penúltima partida marcou dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o São Carlos.
Botafogo x Batatais
O juniores do Botafogo fez uma boa temporada em 2016 (Campeão Carioca, Brasileiro e vice da Copa RS) e está disposto a repetir o feito em 2017. Mesmo sem encantar, o Alvinegro vai vencendo seus adversários e avançando na Copa São Paulo de Futebol. São quatro vitórias e dois empates em seis jogos, incluindo um 3 a 0 em cima do Atlético-MG na segunda fase da Copinha. Igor Cássio é o artilheiro do time com quatro gols marcados. Botafogo x Batatais se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio Prefeito José Libertatti, em Osasco.
O Batatais tem campanha parecida com a de seu próximo adversário, quatro vitórias e dois empates. Depois de avançar como líder do Grupo 8 com 100% de aproveitamento, passou pela Ferroviária nos pênaltis e na sequência fez 2 a 1 no Sport e empatou em 1 a 1 com a Ponte Preta, avançando também nos pênaltis.
Final antecipada
A tendência é que o campeão da Copa São Paulo 2017 saia do duelo entre Flamengo x Corinthians. Porém, não se pode menosprezar nenhum time que chegou tão longe na competição. Com exceção do Paulista, que assim como o Corinthians tem 100% de aproveitamento na Copinha, todos os clubes considerados pequenos venceram adversários com uma tradição maior.
Se a Copinha se aproxima do final sem os grandes São Paulo, Palmeiras, Santos, Fluminense, Vasco e Grêmio, é porque justamente esses times de menor investimento e, que muitas das vezes não têm a pretensão de conquistar o título, e sim de revelar e negociar jogadores para continuarem vivos, são dignos de muito mérito.
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.