O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou, na noite desta segunda (29), a participação do presidente Rodolfo Landim no leilão para aquisição do terreno do antigo Gasômetro, desapropriado pela Prefeitura para a construção de um estádio de no mínimo 70 mil pessoas.
Betsul 5 de 5 |
|
Apesar dos riscos jurídicos e financeiros apontados pelas comissões do Conselho, os conselheiros aprovaram autorização para Landim exercer seu “prudente arbítrio” para participar do leilão, que tem lance mínimo de R$ 138 milhões.
➕ EXCLUSIVO: conheça o estudo de viabilidade técnica do estádio do Flamengo no Gasômetro
A sessão teve a participação de 639 conselheiros, muito acima das sessões normais do órgão. Destes, 602 votaram a favor, 33 foram contrários e quatro se abstiveram.
O leilão acontece na próxima quarta-feira. Como não há inscrição prévia de interessados, não é possível saber se haverá outros participantes além do Flamengo, motivo pelo qual Landim pediu a autorização para oferecer lances superiores ao valor mínimo caso haja disputa.
Caso vença o leilão, o Flamengo terá cinco dias para efetuar o pagamento, à vista, do valor do lance vencedor. A partir daí, inicia-se um prazo de 18 meses para o Flamengo apresentar o projeto executivo para a construção do estádio. Só a partir daí será possível ter uma estimativa dos custos totais da obra.
A Comissão de Finanças propôs no seu parecer que fossem impostas condições para garantir que não seja criada uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol) para financiar o estádio. O parecer também sugeriu que fossem proibidas a diminuição de investimentos orçados no futebol para os próximos anos e a antecipação de recebíveis ou contração de dívidas acima de 20% da receita líquida anual do clube. Essas condicionantes, entretanto, não foram aceitas.
O edital do leilão prevê que, após a apresentação do projeto executivo e a obtenção das licenças necessárias, a obra seja concluída em outros 36 meses, o que permite estimar que o estádio será inaugurado em 2029.
Durante a reunião, o novo vice de patrimônio do Flamengo, Marcos Bodin, anunciou que a estimativa de inauguração do estádio está prevista para 15 de novembro de 2029, quando o clube completará 134 anos.
Enquanto isso, o Flamengo continuará mandando seus jogos no Maracanã. Nos próximos dias, o Conselho Deliberativo deve ser convocado para votar a criação da Empresa Fla-Flu, que tem até o dia 8 de agosto para assinar com o governo do Estado a concessão do estádio pelos próximos 20 anos.
Nesta segunda, uma Assembleia Geral de sócios do Fluminense aprovou a participação do clube das Laranjeiras na empresa, que será dividida em 65% para o Flamengo e 35% para o Fluminense, divisão que se reflete nas receitas e despesas do estádio.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Time com mais viradas no Brasileirão, Flamengo tem número baixo em 2024
- RMP elogia Flamengo de Filipe Luís: ‘Que diferença’
- Leo Fernández deixará o Peñarol; meia foi cogitado no Flamengo
- Rodrigo Mattos cita Gabigol ao questionar mau comportamento de Luiz Henrique
- Notas de Cuiabá 1×2 Flamengo: Crias se criando e zagueiros zagueirando