A diretoria do Flamengo contratou pouco em 2023. Foram apenas quatro jogadores que chegaram a Gávea na temporada. E um desses reforços ainda não caiu nas graças do clube, de Tite e da torcida. Se trata de Allan, volante que estava no Atlético-MG.
Segundo o jornalista Diogo Dantas, do jornal O Globo, a comissão técnica de Tite não se agradou com o volante. Allan chegou ao Flamengo no meio do ano depois de uma longa novela com o Atlético-MG. Cerca de R$ 42 milhões foram investidos no atleta, que ainda não correspondeu em campo.
Leia mais: Flamengo no Mercado da Bola: Robert Renan, De La Cruz e Maurício
Das quatro contratações em 2023, Allan foi o único que ainda não se integrou de vez ao elenco. Rossi é o goleiro titular de Tite, assim como Gerson, intocável no meio-campo. Luiz Araújo transita entre o time inicial e o reserva, mas de qualquer maneira, é um jogador bastante utilizado pelo comandante. O que ainda não acontece com Allan.
O meio-campista iniciou sua passagem na Gávea já machucado. Após se recuperar de lesão, começou a entrar no time de Jorge Sampaoli. Dois meses depois da estreia, Allan voltou a se lesionar e precisou se submeter a uma cirurgia. A nova lesão tirou o jogador dos dois jogos na final da Copa do Brasil. Ou seja, contratação cara, Allan foi desfalque nas partidas mais importantes do Flamengo no ano.
As estatísticas de Allan com o Manto
O volante já está recuperado da cirurgia, mas ainda não entrou em campo na Era Tite. Quando Pulgar é desfalque, o treinador prefere escalar Thiago Maia, mesmo com o jogador vivendo um momento ruim. É o que aconteceu no último jogo, por exemplo. Allan permaneceu no banco de reservas e não entrou contra o Atlético-MG.
A última partida de Allan pelo Flamengo aconteceu há mais de dois meses. O Camisa 21 jogou apenas 18 minutos na derrota do Flamengo para o Athletico, por 3 a 0. Com o Manto Sagrado, o volante tem 13 jogos, nenhum gol e nenhuma assistência. A minutagem também é baixa. Uma média de 45 minutos por partida.
Flamengo já definiu nomes negociáveis para 2024
Apesar do desinteresse de Tite e sua comissão em utilizar Allan no momento, o volante segue nos planos do Flamengo para 2024. O jogador de 26 anos terá tempo para mostrar que pode corresponder as expectativas criadas com sua contratação. Diferente de outros jogadores, que já estão na lista de nomes negociáveis da diretoria.
O jornalista Diogo Dantas cita David Luiz, Varela, Santos e Pablo como alguns exemplos. O grande impasse é que, exceto David Luiz, os demais jogadores possuem vínculo longo com o Flamengo. Por isso, existe uma dificuldade de encontrar interessados dispostos a pagar grandes valores.
David Luiz costuma jogar com frequência na zaga do Flamengo. No entanto, vem sofrendo com lesões recorrentes nos últimos meses. Varela e Santos são raramente utilizados, e sequer tiveram chances com Tite. Com a saída confirmada de Rodrigo Caio, Pablo passa a ser a última opção na defesa.
A diretoria também definiu prioridades de contratação na próxima janela. Com os setores de ataque e meio-campo reforçados em 2023, o Flamengo mira jogadores para a defesa nesse mercado da bola. Especialmente a zaga e os lados do campo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Presidente do Inter abre o jogo sobre atraso no pagamento por Thiago Maia ao Flamengo
- Flamengo nega ter diminuído banco oferecido pelo Corinthians como garantia por Hugo Souza
- Flamengo chega a 15 jogos em branco e tem pior marca desde 2017
- Atlético-MG é punido por atos de violência na final da Copa do Brasil contra Flamengo
- Hugo Souza chora ao falar pela primeira vez após ser comprado pelo Corinthians