O Flamengo deu um grande passo para conquistar a classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Não só por vencer o Bahia fora de casa, trazendo o resultado positivo para o Maracanã. Mas também pelo forte histórico de classificações após vencer os jogos de ida. O MRN fez um levantamento e traz os excelentes números do clube após largar na frente em qualquer que seja a fase da competição.
BC.Game 4.9 de 5 | BÔNUS NOS 4 PRIMEIROS DEPÓSITOS |
|
Essa é a 28ª participação do Flamengo na Copa do Brasil. A primeira foi em 1989, e desde então, o Flamengo venceu o primeiro jogo em confrontos de ida e volta 54 vezes. Apenas quatro vezes o Rubro-Negro saiu sem a classificação. Ou seja, o Mengão avançou em 93% das vezes que largou melhor.
➕Corinthians x Flamengo: Rubro-Negro faz promoção para sócios-torcedores de SP
Foram 50 classificações após vencer a partida de ida. Também separamos por local e constatamos que o Flamengo jamais foi eliminado após vencer a ida fora de casa, sempre confirmando a classificação em seus domínios. Dessas 50, 28 vezes o Mengão largou bem fora de casa, como é o caso contra o Bahia, e avançou em todas.
Outras 22 classificações após vencer a ida aconteceram com esse primeiro jogo sendo em casa, conseguindo confirmar o avanço fora. Mas as quatro eliminações após conseguir vantagem aconteceram dessa mesma forma, não conseguindo segurar o resultado fora de casa.
As únicas vezes que o Flamengo caiu após abrir vantagem
A primeira vez que o Flamengo foi eliminado após vencer o jogo de ida foi em 1993, na semifinal contra o Grêmio. Em casa, o Rubro-Negro venceu por 4 a 3, mas perdeu o jogo de volta por 1 a 0. Na época, ainda existia o gol qualificado, e os gremistas avançaram por marcar mais jogando fora de casa, regra que não é mais válida para o futebol contemporâneo.
O mesmo aconteceu em 1995, contra o mesmo Grêmio. Desta vez, o Fla venceu a ida por 2 a 1, mas perdeu no Sul por 1 a 0. O agregado ficou empatado por 2 a 2, mas a regra eliminou o Flamengo.
Nas quartas de final da Copa do Brasil 1999, o Flamengo não foi eliminado pela regra. Desta vez, o Palmeiras ficou com 5 a 4 no agregado, após a vitória flamenguista, no Rio, por 2 a 1, e a derrota em São Paulo, por 4 a 2.
2014 marcou a última vez que isso aconteceu. E foi, das quatro eliminações, a que o Flamengo largou melhor, vencendo a ida, em casa, por 2 a 0. Mas em Belo Horizonte, o Atlético-MG conseguiu a virada no agregado ao vencer por 4 a 1.
Flamengo venceu Bahia fora de casa
Caso o Bahia avance, portanto, seria um feito inédito, marcando a primeira vez que um clube consegue eliminar o Flamengo na Copa do Brasil após perder a ida dentro de casa. Mas há outros fatores que seriam quebrados pelo clube nordestino.
Para avançar, o clube precisa exorcizar alguns fantasmas, já que seria a primeira vez que a equipe baiana alcança a fase semifinal. Além disso, significaria ainda a primeira vitória de Rogério Ceni como técnico em cima do Mengão. O treinador encarou o Rubro-Negro 13 vezes e sequer conseguiu empatar, perdendo todos os confrontos.
A vantagem do Flamengo é mínima, de 1 a 0. O resultado foi conquistado na Arena Fonte Nova com boa atuação de Matheus Cunha e golaço de Bruno Henrique, de cabeça, após bela cobrança de escanteio de Nico de la Cruz, na noite da última quarta-feira (28).