O Equador venceu o Catar por 2 a 0 na estreia da Copa do Mundo neste domingo (20), no estádio Al Bayt. Os gols da partida foram marcados por Enner Valencia ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o Catar é o primeiro país sede a perder uma jogo de estreia de Copa do Mundo.
O Equador começou bem a briga por uma vaga na fase mata-mata do grupo A. O jogo foi o único deste domingo, as rodadas triplas da Copa começam a partir desta segunda-feira (21). Os jogos serão Inglaterra x Irã, Holanda e Senegal e Estados Unidos e País de Gales.
Confira também: Dirigente liga o alerta por Mundial de Clubes no Flamengo e manda a real
1º tempo- Primeiro gol da Copa anulado e domínio equatoriano
A entrada das Seleções foram marcadas por um show de fogos no centro do campo. O donos da casa foram para campo com: Al-Sheeb; Pedro Miguel, Al-Rawi, Khoukhi, Hassan e Homan Ahmed; Hatim, Boudiaf e Haydos; Akram Afif e Almoez Ali.
O treinador da Seleção Equatoriana escolheu Galíndez; Preciado, Félix Torres, Henciapé e Estupiñán; Méndez, Caicedo, Plata e Romario Ibarra; Estrada e Enner Valencia.
O Equador dominou o jogo desde que o juiz autorizou o início de jogo. A equipe sul-americana mostrou muita superioridade técnica em relação aos cataris e logo aos dois minutos abriu o placar com Enner Valencia. Entretanto o VAR anulou o gol por impedimento no lance.
Mas o Equador continuo pressionando e após bom passe para Enner Valencia no meio da área o atacante driblou o goleiro e sofreu pênalti. O próprio Valencia cobrou com muita categoria, deslocou o goleiro Al-Sheeb e colocou a bola no canto esquerdo do gol. O primeiro gol da Copa do Mundo 2022.
A partir do segundo gol o Catar se perdeu completamente no jogo, certamente nervosos pela estreia da Copa em casa. Os donos da casa erraram muitos passes e só conseguiam levar perigo ao gol do Equador.
Aos 30 minutos Preciado acertou um belo cruzamento na cabeça de Enner Valencia que mandou a bola no canto direito, indefensável. Foi o segundo gol do atacante na partida que já se candidata a um dos possíveis artilheiros da competição.
No último lance o primeiro tempo o Catar fez boa jogada pelo lado direito, cruzamento para Almoez Ali mas o atacante, que estava livre, não conseguiu pegar em cheio na bola.
1º tempo- lance a lance
0′- Começa oficialmente a Copa do Mundo do Catar 2022.
2′- Após levantamento de bola na área do Catar, goleiro sai mal do gol e na sobra Torres cruza e Enner Valencia empurra para o fundo das redes. Após análise do VAR, árbitro anulou o gol por impedimento.
7′- Equador controla o ritmo da partida com a posse de bola no campo ofensivo.
8′- Goleiro Al-Sheeb sai bem do gol para afastar cruzamento.
11′- Escanteio para o Equador após cobrança de lateral direta na área.
11′- Cobrança no primeiro pau mas Khoukhi estava atento e afasta.
14′- PÊNALTI PARA O EQUADOR – Bola enfiada para Enner Valencia que driblou o goleiro e sofreu o pênalti, Al-Sheeb recebe cartão amarelo.
15′- GOL DO EQUADOR- Enner Valencia sofreu e cobrou a penalidade com muita categoria deslocando o goleiro do Catar. Agora sim o primeiro gol da Copa.
17′- Catar tenta resposta rápida com tabela pelo lado direito mas Pedro Miguel sai com bola e tudo.
19′- Equador chega com muito perigo pelo lado esquerdo, cruzamento de Estupiñán para cabeceio de Estrada mas foi marcado impedimento.
26′- Após o gol os dois times tentam atacar mas erram muitos passes no meio de campo.
28′- Chute de fora da área de Preciado mas bola vai muito por cima do gol.
30′- GOL DO EQUADOR- Cruzamento de Preciado na medida para Enner Valencia acertar lindo cabeceio no canto direito do gol.
32′- Novamente o Catar tenta responder rapidamente com chute de longe mas a bola sobe muito, tiro de meta para o Equador.
49′- Grande chance do Catar no jogo, cruzamento para Almoez Ali sozinho no meio da área mas o atacante errou o cabeceio.
50′- Fim do primeiro tempo.
2º Tempo- Equipes erram passes e jogo fica morno na segunda etapa
O segundo tempo começou um pouco mais disputado entre as equipes. O Equador não conseguiu manter a posse de bola e a Seleção do Catar aproveitou a oportunidade para tentar pressionar. Porém, os erros de passe na criação das jogadas impediram muitos lances promissores.
Como resultado o jogo ficou morno, sem grandes chances para nenhuma das duas equipes nos primeiros minutos. Aos 25 minutos o Equador passou a controlar novamente as ações. Apesar de não acelerar o jogo, controlou a posse de bola e deixou o tempo passar.
Com cerca de 30 minutos a maior preocupação do Equador no jogo. O autor dos dois gols da Copa até o momento, Enner Valencia, saiu de campo sentindo dores no joelho. Para a vaga do atacante o treinador Gustavo Alfaro escolheu o volante Cifuentes.
Contudo, o Equador passou a ir para cima novamente, o time troca passes, domina completamente todos os setores da campo e acelera o jogo quando quer. Porém peca nas finalizações.
O Catar teve duas chances de diminuir a vantagem equatoriana na segunda etapa, mas as finalizações foram para fora. No fim, saem de campo como a primeira equipe sede derrotada na estreia da Copa do Mundo e ouvindo a torcida do Equador gritar Olé.
2º Tempo- Lance a lance
3′- Catar tenta pressionar no início de segundo tempo mas lançamento para o ataque é muito forte, tiro de meta para o Equador.
5′- Boa jogada de Ibarra pelo lado esquerdo do ataque, mas passe sai muito fraco e defesa catari corta sem dificuldades.
7′- Cruzamento de Plata e a bola passa por todo mundo na área do Catar. Equador volta a dominar a partida.
9′- Grande chance para o Equador, Ibarra limpa o zagueiro e bate de fora da área para grande defesa de Al-Sheeb.
16′- Chance do gol para o Catar. Cruzamento que veio do lado esquerdo mas Pedro Miguel cabeceia para fora.
21′- Jogo morno na segunda etapa, Equador parece satisfeito com a vantagem e Catar não consegue pressionar.
21′ -Sarmiento no lugar de Romario Ibarra.
25′ -Mohammed Waad no lugar de Hyados e Muntari na vaga de Almoez Ali.
29′- Chute de Afif de muito longe por cima da meta do Equador.
30′- Enner Valencia, autor dos gols sai de campo sentido o joelho. Cifuentes entra em seu lugar.
33′- Chute de Sarmiento vai por cima do gol. Lance foi anulado por impedimento.
40′- Grande passe para Estrada dentro da área mas a bola correu demais e saiu em tiro de meta para o Catar.
41′- Lindo lançamento da zaga para encontrar Muntari que acertou um belo chute. Bola bate na rede pelo lado de fora.
43′- Estrada e Caicedo deixam o campo e Kevin Rodriguez e Alan Franco entram.
49′- Escanteio no fim da partida e Kevin Rodríguez manda para fora.
50- Fim de jogo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Allan e Carlinhos podem deixar o Flamengo em 2025
- Dirigente do Flamengo cita Cucho Hernández para jornalista
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Arena da Floresta e Sub-20
- 4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
- Flamengo sub-20 vence Santa Cruz–AC na reinauguração Arena da Floresta