Não são só os flamenguistas que discutem sobre o desempenho da dupla rubro-negra no Uruguai, os jornais locais também fazem isso. Arrascaeta entrou aos 17 minutos do segundo tempo na derrota para Portugal, na última segunda-feira (29). Varela começou jogando entre os titulares, mas pouco agradou. A mídia uruguaia gostou apenas do camisa 10, que veste a 14 no Flamengo.
O El País, por exemplo, publicou que Arrascaeta era ‘o elo que faltava para levar a equipe mais para a frente’, mas classificou o craque como ‘ineficaz nas bolas paradas’. O veículo deu a pior nota para Varela: 4. Além disso, colocou a culpa do gol de Portugal no lateral-direito: ‘Foi quem deu condição para que o primeiro gol de Portugal fosse válido’.
Leia Mais: Vinícius Júnior se destaca entre jogadores do Real Madrid na Copa do Mundo
Outros jornais avaliaram o desempenho do Uruguai. O La Diaria, por exemplo, publicou que foi um ‘jogo sem jeito’ e escreveu: ‘Como explicar esse estado que passa, racional e emocionalmente, da segurança e da confiança absoluta à incerteza e ao medo do que vai acontecer?’
O ‘El Observador’ não poupou críticas: ‘Um futebol primitivo jogado com o desespero de um afogado’. Em outro ponto, afirmam que para assistir o Uruguai em campo, é preciso de ‘calculadora, orações e lexotan’, remédio para ansiedade.
Uruguai se complicou no grupo H da Copa do Mundo e dupla do Flamengo pode cair cedo
Arrascaeta e Varela podem dar adeus a Copa do Mundo de forma precoce. Gana e Coreia do Sul vem jogando bem e, enquanto o Uruguai somou apenas um ponto, Portugal somou seis e já se classificou, enquanto Gana tem três. Para avançar, o Uruguai precisa bater Gana na última rodada.
Os uruguaios chegariam aos quatro pontos, ultrapassando Gana, mas se a Coreia surpreender Portugal e vencer, também chega aos quatro pontos. O classificado seria decidido no saldo de gols, primeiro critério de desempate da fase de grupos da Copa.