Revelado pelo Flamengo, Vinícius Júnior é sem dúvidas um dos grandes destaques do Brasil nesta Copa do Mundo. O atleta jogou duas partidas e foi poupado no terceiro jogo da fase de grupos com o resto dos time titular, já que a equipe de Tite já estava classificada para as oitavas de final. Mas mesmo nos primeiros jogos, o camisa 20 se destacou e mostrou que é uma das grandes estrelas do futebol mundial contemporâneo.
O craque bem tentou, mas ainda não conseguiu marcar seu primeiro gol na competição. Quando balançou as redes, contra a Suíça, o gol foi anulado. Ainda assim, o jogador é um dos principais nas estatísticas da Seleção Brasileira na Copa.
Leia Mais: Lucas Paquetá revela conversa que mudou o rumo de sua carreira
É o caso nas assistências. Vinícius Júnior deu um passe para gol ainda na estreia contra a Sérvia. Cria do Ninho, Vini é o único, ao lado de Rodrygo, a dar assistência nesta edição pelo Brasil até aqui. Foram três gols brasileiros em solo catari e o primeiro, de Richarlison, aconteceu no rebote do goleiro após o chute de Vinícius Júnior, por isso não foi contabilizada assistência do craque. Mas o segundo, no golaço de voleio do atacante brasileiro, o lindo passe de trivela de Vinícius finalmente deu a ele a assistência que merecia na partida em questão.
Já no jogo contra a Suíça, o gol de Casimiro também teve dedo de Vinícius Júnior. O jovem cria a jogada e toca para Rodrygo, que dá sua assistência a Casimiro. Ou seja, Vini tem participação direta em todos os gols marcados pelo Brasil nesta Copa do Mundo até aqui.
Vinícius Júnior lidera dribles e passes decisivos pelo Brasil na Copa do Mundo
Outro dado que mostra o quanto o camisa 20 está sendo decisivo é o de passes decisivos por jogo. A joia soma média de 3.0 passes, empatado com Neymar, na primeira posição. Em seguida, mais um flamenguista aparece: Everton Ribeiro, com 2.0.
Em dribles, Vinícius Júnior aparece mais uma vez na ponta no elenco brasileiro. A média é de 1.5 dribles por partida, ao lado de Gabriel Martinelli, que também somou o número, mas com menos tempo em campo.
De volta ao time titular, Vinícius Júnior tem mais uma chance para melhorar seus números. A Seleção Brasileira entra em campo às 16h (Horário de Brasília) desta segunda-feira (5) para decidir se avança para as quartas de final. Pelas oitavas, o adversário é a Coreia do Sul e quem joga ao lado do carioca é outro atleta revelado pelo Flamengo: Lucas Paquetá. Veja a provável escalação abaixo.
Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior.