Corinthians e Flamengo se enfrentaram nessa quarta-feira (12), na Neo Química Arena, em São Paulo. O empate em 0 a 0 deixou a decisão do título da Copa do Brasil aberta, mas o Rubro-Negro tem ligeira vantagem por jogar a partida da volta em casa.
No pós-jogo, analistas repetiram à exaustão o argumento de que o Corinthians encurtou a distância entre os dois times, principalmente em relação ao jogo da Copa Libertadores da América, em dois de agosto. Mas será que os números suportam essa impressão de dez em dez analistas?
Se levarmos apenas o placar em consideração, está claro que sim. Em agosto, o Corinthians saiu de Itaquera virtualmente eliminado com a derrota por 2 a 0. Na última quarta-feira (12), o goleiro Cássio garantiu o empate e a sobrevida ao Corinthians.
Leia Mais: Com surpresas, veja a provável escalação do Flamengo contra o Atlético-MG
De acordo com os números do site Sofa Score, esse equilíbrio maior não foi óbvio. As estatísticas das duas partidas são muito parecidas, inclusive com o Flamengo sendo mais presente no ataque na última quarta-feira (12). Para começar, os índices de posse de bola foram praticamente iguais.
Em agosto, o Flamengo teve 57% da posse de bola contra 43% do Corinthians. Nessa quarta, os índices foram de 56% a 44% em favor do Rubro-Negro. Ou seja, o Mais Querido mais uma vez ficou com a bola e comandou as ações.
Os números de finalizações são outro indicador de que o Flamengo exerceu o mesmo domínio na final da Copa do Brasil do que na Libertadores. Nessa quarta, o time chutou 19 vezes ao gol, contra 15 em agosto. O Corinthians chutou 13 agora contra 12 no jogo da competição continental.
Números de defesa corroboram semelhança entre os dois jogos
Em termos de chutes certos, a balança pendeu ainda mais para o Flamengo. O placar foi de 3 a 3 em agosto contra 6 a 3 na quarta. Cássio trabalhou muito mais na quarta-feira, pois fez seis defesas contra três em agosto. Por outro lado, Santos fez cinco defesas na Libertadores contra três na Copa do Brasil.
Ainda no ataque, a presença na área é um bom marcador sobre como os dois times se comportaram. Em agosto, o Flamengo chutou dez vezes de dentro da área. Na quarta, o Rubro-Negro arrematou sete vezes na área. Já o Corinthians manteve números parecidos, com oito chutes dentro da área em agosto contra sete na quarta.
Nas estatísticas defensivas, mais uma vez houve muita semelhança entre os dois jogos na Neo Química Arena. Em agosto, o Flamengo retomou a posse de bola 126 vezes contra 108 na quarta. Já o Corinthians retomou 130 bolas contra 112 no jogo de antes de ontem.
Nos duelos vencidos, o Flamengo ganhou 31 na quarta contra 41 em agosto. O Corinthians, por outro lado, venceu 36 duelos na quarta contra 48 no jogo da Libertadores.
Flamengo e Corinthians se enfrentam na quarta-feira (19), às 21h45, no Maracanã. De acordo com o regulamento da competição, quem vencer levará o título. Empate por qualquer placar levará a disputa da taça para as cobranças de pênaltis.