Portugal estreou na Copa do Mundo com vitória sobre Gana por 3 a 2. Cristiano Ronaldo marcou o primeiro, de pênalti, batendo recorde histórico em Copas e foi o grande destaque. Outro destaque foi Bukari, de Gana, que provocou o atacante português ao marcar por sua seleção.
A seleção conseguiu confirmar o favoritismo, ao contrário da Argentina, que perdeu para a Arábia Saudita. Outra zebra foi a vitória do Japão sobre a Alemanha.
O jogo entre Portugal e Gana pela Copa do Mundo
No início do jogo, as seleções lutavam pelo controle do meio-campo e foi comum notar um perde-ganha de bolas nessa região. Passes errados também foram comuns, até por conta desse congestionamento. Apesar disso, Gana não conseguiu ter o controle do jogo e a posse de bola foi da seleção portuguesa.
Aos 31 minutos, Cristiano Ronaldo até estufou as redes de Gana, mas empurrou o zagueiro adversário e fez falta no início da jogada. O juiz percebeu a ação faltosa e marcou, invalidando o tento do craque português. A Gana se fechava com uma linha de cinco jogadores na defesa e se defendia com tudo que podia. Os portugueses trocavam passes pelas laterais na reta final da primeira etapa, mas não conseguiram encontrar espaços.
2° tempo
O segundo tempo começou morno e Portugal continuou sem conseguir levar perigo ao time africano, que tirava todas as bolas mais perigosas. Aos 53 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu em velocidade pela ponta esquerda com a zaga um pouco mais aberta, mas foi travado pelo zagueiro no momento do chute.
Aos 65 minutos, Cristiano Ronaldo marcou de pênalti e fez história ao se tornar o primeiro jogador a marcar gols em cinco edições de Copa do Mundo, superando nomes como Pelé e Messi. Mas na sequência, aos 73, André Ayew empatou para Gana, empurrando a bola para dentro do gol português de dentro da pequena área.
Mas a alegria de Gana não durou muito. Aos 78, João Félix tirou a igualdade do placar e recolocou Portugal na frente. Gana sentiu o baque e sofreu outro gol logo em seguida, desta vez de Rafael Leão. Mas o time mostrou garra e correu atrás de um gol para diminuir o placar. Bukari marcou aos 89 e provocou Cristiano Ronaldo fazendo sua típica comemoração. A partida terminou com vitória portuguesa por 3 a 2 na estreia das seleções nesta edição de Copa.