Mais um treinador brasileiro criticou a vinda de estrangeiros para o Brasil. Rogério Ceni, no São Paulo, lamentou o fato de ser o único treinador brasileiro entre os quatro grandes times do estado. Além disso, também disse que aguarda o fracasso dos estrangeiros para as atenções voltarem para técnicos locais.
A entrevista foi após a vitória, no sufoco, contra o Água Santa, pelo Campeonato Paulista. Rogério Ceni é o único brasileiro treinando os grandes de São Paulo, uma vez que o Palmeiras tem o português Abel Ferreira. Além disso, Santos e Corinthians anunciaram, respectivamente, os estrangeiros Fabián Bustos (Argentina) e Vitor Pereira (Portugal).
Leia Mais: Últimas notícias do Flamengo: o que rolou nessa segunda-feira (28/2/2022)
Contudo, Rogério Ceni ainda citou que existem bons treinadores no Brasil, mas ao contrário de Roger, não citou nomes. Ademais, o técnico do São Paulo vê como uma “moda”. Segundo ele, teve a época dos jovens, dos velhos e agora dos estrangeiros:
“Eu lamento, acho que tem ótimos treinadores no Brasil, mas o mercado é livre de ir e vir. Um dia quem sabe vamos poder ocupar o mercado estrangeiro novamente. Acho que é um movimento de mercado natural a vinda dos estrangeiros. A gente tem amigos, ótimos treinadores que poderiam exercer essa função em grandes clubes, infelizmente mas vai ser necessário essa onda de treinadores de fora até que o fracasso exista também e volte a se pensar nos treinadores aqui do Brasil. Quando vem tantos treinadores assim, alguns também vão fracassar. Já teve a época dos treinadores jovens, a volta dos mais velhos, agora está sendo dos estrangeiros, faz parte do mercado e temos que encarar dessa maneira.”
Rogério Ceni se orgulha de ter estudado com técnicos de fora do país
Aposentado nos gramados em 2015, Rogério Ceni começou a estudar na Europa para se tornar treinador. Aliás, a primeira oportunidade foi justamente no São Paulo e apenas por ter estudado no Velho Continente. Ao menos foi o que declarou o presidente do Tricolor à época, Leco.
Uma das justificativas para contratar Ceni, além da identidade com o São Paulo, foi o fato do treinador ter estudado na Europa e “se qualificado e estudado com os melhores técnicos do mundo”. Contudo, enquanto esteve no Velho Continente, Rogério conseguiu os certificados para nível 1 e 2 de técnico na Europa, o que é considerado baixo em muitos países no Continente.
Além disso, enquanto esteve fora, o técnico brasileiro postou uma foto com o supercampeão Jürgen Klopp onde dizia: “Pude conversar e aprender muito com Jurgen Klopp. Foi uma grande honra ter sido recebido com tamanha atenção na casa dos Reds, clube que enfrentei em 2005.”
Ceni já afirmou que desejava repetir trabalho de Jorge Jesus no Flamengo
Antes de retornar para sua segunda passagem no São Paulo, Ceni passou por Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo. Não coincidentemente, hoje todos os clubes têm um técnico estrangeiro. No Leão do Pici, Vojvoda fez uma campanha incrível e levou o time à Libertadores, feito que Ceni não conseguiu.
Paulo Pezzolano, no Cruzeiro, começou um trabalho recente ainda em 2022. Contudo, fala sobre técnicos estrangeiros afeta também o Flamengo, uma vez que o técnico do Rubro-Negro é o recém-chegado português, Paulo Sousa.
Vale ressaltar que quando foi anunciado pelo Rubro-Negro, Rogério Ceni afirmou que desejava repetir características de Jorge Jesus:
“Tudo o que for positivo (desejo repetir de Jorge Jesus). É um estilo que eu gosto, que nós tentamos praticar dentro das nossas possibilidades. Quando você tem adversários que são parelhos contigo ou que você sente superior a eles, que é sempre o jogo intenso, de marcação alta e com alta qualidade de jogadores. Depende muito da parte física dos atletas, mas tem muita coisa sem dúvida nenhuma que a gente viu que foi sinônimo de sucesso e que a gente vai utilizar boa parte disso.”
É preciso ter mais cuidado quando se critica ou lamenta o fato de terem muitos treinadores estrangeiros no Brasil. Aliás, é preciso se capacitar e provar-se melhor e apto para o cargo. Os estrangeiros conseguiram provar fazer um bom trabalho e, por isso, estão sendo contratados.