O Flamengo vai em busca de mais uma taça da Copa do Brasil. O clube é tricampeão e busca o tetracampeonato contra o Corinthians. Na final, o time vai reencontrar um jogador que foi campeão pelo clube em 2006: Renato Augusto. Revelado pelo Mais Querido, o meia surgiu justamente quando o time estava na final da competição naquele ano e ajudou a equipe a conquistar o bicampeonato em cima do Vasco.
Renato Augusto fez apenas dois jogos pelo Flamengo na competição, exatamente os dois da final contra o rival carioca. O time ganhou o jogo de ida por 2 a 0 e a volta por 1 a 0. Mas sua escalação foi inusitada. Ninguém esperava que o jovem de 18 anos fosse jogar como titular na decisão, mas Ney Franco, que assumiu o time após a demissão do técnico Waldemar Lemos, se surpreendeu com o atleta e o lançou na final. O jogador tinha atuado pelo profissional apenas duas vezes em 2005, mas teve poucos minutos e voltou a treinar na base.
Leia Mais: Flamengo treina completo e Dorival encaminha escalação para final contra o Corinthians
Ney Franco comenta lançamento de Renato Augusto em decisão da Copa do Brasil
O Flamengo tinha pouca verba para investir em um camisa 10, função que faltava na equipe. Além disso, o clube não podia mais inscrever novas contratações na Copa do Brasil. Por isso, Renato Augusto foi a opção do Mengão. Ao Lance, Ney Franco comentou o assunto:
“Nas reuniões internas, o Flamengo vinha se queixando da falta de um camisa 10, de um meia de ligação. O mercado também não tinha esse jogador e ele sequer poderia ser inscrito na final, o prazo já tinha passado. Foi aí que o Kleber Leite pediu para que eu observasse um jogador da base e era o Renato (Augusto). Eu levei o Renato para a intertemporada e lá ele mostrou todo o seu talento, já voltou como titular desse período de treinos. Foi lançado em uma final de Copa do Brasil e correspondeu à altura”, explica.
Luizão se encantou com Renato Augusto na base
Atacante do Flamengo na época, Luizão foi treinar com os jovens das categorias de base para se manter em forma durante a paralisação dos torneios por conta da Copa do Mundo. O jogador se encantou e pediu para que a direção subisse Renato Augusto para o profissional.
“Eu falei: ‘Tem um menino na base que eu tinha me dado muito bem treinando com ele, acho que vocês deveriam subir ele ’. Só que quando iam subir, o Renato teve um problema no nariz. Ele ficou dois meses fora. Eu falei: ‘Cadê esse menino?’ Na final da Copa do Brasil subiram ele e a gente teve esse prazer”, conta o ex-jogador, antes de seguir elogiando o atleta: “Eu tive essa honra de ter participado do começo da carreira dele. O primeiro jogo dele ali do meu lado em uma final de Copa do Brasil. Para mim é um prazer e uma honra de alguma maneira, mesmo que pequenininha, ter ajudado dele”, afirmou à ESPN.
Chegando na final da Copa do Brasil, foi uma surpresa para todos quando o Flamengo demitiu o técnico Waldemar e contratou Ney Franco para a decisão. Mas o técnico acabou utilizando o atleta como titular nos dois jogos da final da Copa do Brasil, surpreendendo o adversário e todos que aguardavam a escalação rubro-negra.
Flamengo x Corinthians se enfrentam na final da Copa do Brasil em 2022
Esta será a primeira vez que os clubes se encontram na decisão do torneio. O time recebe Renato Augusto e os paulistas no Maracanã nesta quarta-feira (19), às 21h45 (Horário de Brasília). A partida terá transmissão da Globo. O jogo de ida terminou empatado em 0 a 0 e caso o confronto termine com um novo empate, a decisão irá para os pênaltis.