Anunciado pelo Flamengo no dia 11 de setembro de 2021, o zagueiro David Luiz fará mais duas finais com a camisa rubro-negra neste mês de outubro (dias 19 e 29). Sendo assim, o experiente defensor que chegou ao clube com status de astro, terá a quarta ou quinta oportunidade (Copa do Brasil e Libertadores) de finalmente ser campeão vestindo o Manto Sagrado.
Isto é porque nas três primeiras tentativas, o Flamengo acabou ficando com o vice-campeonato. Assim que desembarcou na Gávea, David já atuou pela semifinal da Libertadores de 2021 e ajudou o time a avançar para a grande decisão. No entanto, no estádio Centenário, em Montevideo, no Uruguai, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Palmeiras na prorrogação por 2 a 1. Ou seja, medalha de prata continental.
Leia também: Flamengo planeja custo de estádio e repensa data de anuncio
Primeiro semestre de 2022 deu duas chances para Flamengo e David Luiz
Posteriormente ao vice para o Palmeiras, o Fla anunciou o desligamento de Renato Gaúcho. Dessa forma, o português Paulo Sousa assumiu o comando técnico do Mengão em busca de uma reformulação no plantel. Todavia, em meio a esse planejamento, o Rubro-Negro tinha dois campeonatos para decidir: Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.
No dia 20 de fevereiro, a Arena Cuiabá recebeu Atlético-MG e Flamengo para definir o supercampeão do Brasil. Com Nacho, o clube mineiro saiu na frente. Mas, logo no início do segundo tempo, Gabigol e Bruno Henrique viraram o placar.
Entretanto, o Fla recuou e acabou cedendo o empate: Hulk empatou. Nos pênaltis, o Atlético saiu com o título.
Já no Campeonato Carioca, em nenhum momento o Flamengo especulou com o título. Em duas finais contra o Fluminense, o Rubro-Negro teve dificuldades de jogar e perdeu a ida por 2 a 0. No jogo da volta, empate em 1 a 1.