Um dos destaques da ótima campanha do Bahia no Brasileirão, Gabriel Xavier vem sendo o ponto de consistência dos baianos desde o início do campeonato. Assim, já mirando um Flamengo de Filipe Luís com um ataque móvel, com trocas de posições e tabelas, o camisa 3 pode ser o trunfo de Ceni.
Gabriel Xavier é consistência no Bahia, pois se manteve em bom nível apesar de uma queda de rendimento recente de sua equipe. Inclusive, é apontado no prêmio Bola de Prata, da ESPN, como o melhor zagueiro do campeonato ao lado de Bastos, do Botafogo.
➕ Alex Sandro sobre título do Brasileirão: ‘Quem não acredita, não é Flamengo’
Apesar dos 1,90m, Gabriel Xavier é um zagueiro de muita velocidade e boa saída de bola. Na atual temporada, o defensor do Bahia acumula uma média de 3,2 bolas recuperadas por jogo, ou seja, tem capacidade de perseguir os atacantes, e tomar/interceptar a jogada, ainda mantendo a posse para si.
O Flamengo mostrou com Filipe Luís na vitória sob o Corinthians na quarta-feira (2), que é um time que pressiona desde a defesa do adversário, não deixando os zagueiros, volantes e laterais saírem com tranquilidade tocando a bola. No entanto, isso é justamente uma das virtudes do time de Rogério Ceni.
Nesse contexto é que aparece Xavier. Dono de uma média de 57,7 passes por jogo, o zagueiro acerta 89% deles, fluindo desde o princípio o toque de bola do Bahia. O Mengão terá de ficar atento a isso, pois montou uma estratégia de pressão contra o Corinthians que deu certo, mas que não era um time como o Bahia, de toque de bola, e sim, de lançamentos e contra-ataque.
Outros destaques do Bahia
Além de Gabriel Xavier, outros nomes vem se destacando pelo Bahia nos últimos jogos. Com um ataque não tão inspirado como já foi em outros momentos, e Everton Ribeiro suspenso contra o Flamengo, a defesa se tornou ponto-chave do time na manutenção da busca por uma vaga na Libertadores 2025.
Santiago Arias
Contratado no início do ano, Santiago Arias caiu como uma luva no time do Bahia. Lateral de Copa do Mundo, que por muito tempo foi titular da Seleção da Colômbia, mostra ser um jogador de alto nível para a posição no futebol brasileiro.
Seja atacando ou defendendo, Arias se tornou titular incontestável na equipe de Ceni, sendo assim como Gabriel Xavier, um dos pontos de consistência na equipe.
Marcos Felipe
Um dos melhores goleiros dessa edição do Brasileirão, Marcos Felipe é mais um jogador do Bahia que tem como grande virtude, além daquelas necessárias para posição, o passe, A saída de bola quase sempre passa pelo goleiro, que além do trabalho com os pés, salva a equipe do Bahia por diversas vezes, operando verdadeiros milagres.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Maestro Júnior deixa Rizek e Ana Thaís emocionados durante Seleção SporTV
- Roger Flores destaca a maior mudança de Filipe Luís no Flamengo
- Adriano Imperador receberá maior honraria do Estado do Rio de Janeiro
- Flamengo x Atlético-MG: Filipe Luís terá 3 zagueiros e novidades
- Eugênio Leal ataca atitude de Landim com Gabigol: ‘Minúsculo’