Enquanto segue a busca do Flamengo por um novo treinador, o departamento de futebol começou a mapear o mercado. Sem um novo técnico, a tendência é que o clube só vá atrás de reforços após a escolha e análise do elenco. Mas alguns nomes como Rafinha e Vidal, sonhos antigos do Rubro-Negro, podem aparecer como “oportunidades de mercado”.
LEIA MAIS: Especulado no Flamengo, Marcelo Gallardo pode deixar o River Plate nos próximos dias
Declaradamente flamenguista, o meia-atacante Rafinha Alcântara, de 28 anos, vive uma fase ruim no Paris Saint Germain. Reserva da equipe de Messi e Neymar, o jogador não vem fazendo parte dos planos do técnico Pochettino. Seu contrato vai até junho de 2023. Assim, a tendência é que seja emprestado ao fim da temporada.
Antes do acordo com o PSG, o Flamengo chegou a consultar a situação do jogador espanhol. Entretanto, o atleta também recebeu sondagens de outras equipes da Europa. Nos últimos anos, Rafinha atuou pela Inter de Milão e Celta de Vigo. Mas sem espaço, acabou retornando ao Barcelona, onde partiu para o time francês na temporada 2020/21.
Outro que vive sob especulações e declarações em redes sociais é o chileno Arturo Vidal. Aos 34 anos, o meia tem vínculo com a Inter de Milão até junho de 2022. Deste modo, já poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro. Mas o Mundo Rubro Negro apurou que o Flamengo não fez qualquer contato com o atleta.
Em entrevista aos canais ESPN, Jorge Valdívia, ex-companheiro de seleção do Chile, revelou que é desejo antigo de Vidal atuar com a camisa rubro-negra:
“Ele sempre aparece com a camisa do Flamengo, fala que quer jogar. Mas ele fala muito. Se quer jogar, tem que sair de lá (Inter de Milão), o que vai ser difícil. Mas depois ele falou que quer jogar no América do México, no Colo-Colo, no time que ele tem aqui”, afirmou.
Flamengo deve buscar também goleiro e zagueiro para temporada 2022
No entanto, não é apenas para a posição de meio-campo que o Flamengo deve buscar reforços. Com problemas crônicos de lesão e desfalcando a equipe em diversas partidas, o clube pretende trazer também um goleiro.
Recentemente a imprensa espanhola especulou o nome de Neto, do Barcelona. Mas não houve tratativas oficiais. João Paulo, atualmente no Santos, é opção e já foi interesse do Rubro-Negro. O jogador, de 25 anos, foi titular do Peixe em grande parte do Campeonato Brasileiro
Ainda no sistema defensivo, um zagueiro deve ser prioridade para 2022. Com o retorno de Bruno Viana ao Braga e a sequência de lesões de Rodrigo Caio, o Flamengo tentará atrair um defensor. Há uma preocupação também com Gustavo Henrique e Léo Pereira, que não conseguiram se firmar após duas temporadas.
Em agosto de 2021, a diretoria chegou a consultar a situação de Rodrigo Ely, ex-Milan e formado nas categorias de base do Grêmio. Mas o caso não evoluiu e o zagueiro acertou com o Nottingham Forest, da segunda divisão da Inglaterra. O Flamengo acabou acertando com David Luiz.
Acompanhe o jornalista Bruno Guedes no Twitter