A partida entre Santos e Flamengo, na Vila Belmiro, em 2011, é para muitos a maior realizada no futebol brasileiro. Em entrevista ao Charla Podcast, o ex-atacante Deivid, autor de um do gols da partida, relembrou o clássico. De acordo com ele, ao falarem do perigo de Neymar e cia, Ronaldinho Gaúcho teria disparado: “Quem é rei, nunca perde a majestade”. Além disso, o Bruxo ainda teria mudado o esquema tático durante o jogo.
LEIA MAIS: Clubes da Série A se unem contra o Flamengo, mas podem beneficiar o clube; entenda
Deivid comentava com os apresentadores Beto Junior e Bruno Cantarelli sobre nunca ter batido faltas em seus clubes por conta de grandes craques. Foi neste momento que recordou o jogo contra o Santos. Mas especificamente uma profecia de Ronaldinho.
Enquanto se preparavam, os jogadores discutiam sobre a força do time adversário. Além de Neymar, Elano e Ganso viviam ótima fase. Entretanto, no vestiário, o camisa 10 parecia não se preocupar:
“Eu lembro que assim, o armário (do vestiário) era eu, Ronaldo e Thiago Neves. Eu falava assim: ‘Dente, os moleques estão voando’. Ele mexeu no cabelo dele e tal e falou: ‘Dê, quem é rei nunca perde a majestade”, revelou Deivid.
Após o Santos abrir 3 a 0 com 20 minutos, o ex-atacante disse que pegou a bola e falou que “iriam passar vergonha” se não jogassem de igual para igual. Então, Ronaldinho mudou o esquema tático dentro de campo:
“Eu peguei a bola no meio, depois de três a zero, e falei pro Ronaldo: ‘Se não jogar, nós vamos passar vergonha’. Ele disse: ‘Faz o seguinte, eu vou ficar na ponta esquerda, você centraliza, bota o Thiago Neves atrás, o Renato vem com a e bota o Luiz Antônio aberto na esquerda”, relembrou.
Virada histórica do Flamengo no segundo tempo marcou jogo inesquecível
Após as mudanças, o Flamengo foi buscar um empate ainda no primeiro tempo. Depois do intervalo, Ronaldinho marcou um dos gols mais memoráveis do futebol brasileiro. Em cobrança de falta sob a barreira, o Bruxo enganou o então goleiro Rafael e a bola foi parar no fundo das redes.
Próximo do fim, Deivid roubou a bola e tocou para Ronaldinho, que decretou a virada por 5 a 4 e a vitória do Flamengo. O ex-jogador lembrou o diálogo no fim do jogo:
“Aí acabou o jogo, Ronaldinho: ‘O que falei para você? Quem é rei, nunca perde a majestade“, disse aos risos.
Contudo, Deivid concorda que o Santos ficou “de salto alto” após o 3 a 0:
“Deu (subida no salto). Porque foi o pênalti do Elano, lembra? Se faz o quarto naquele pênalti, já era. Porque quando ele faz a cavada e perde o gol, sai a bola com o Felipe a gente faz o terceiro gol. Entendeu? Aí nós pegamos moral e ele baixaram a crista”, finalizou.
Ronaldinho foi destaque na imprensa mundial, novamente, após o jogo que marcou o confronto de gerações do Brasil. O Flamengo terminou o Brasileirão na quarta colocação.