Hoje, 26 de abril, é comemorado o Dia do Goleiro. A data é uma homenagem ao nascimento de Hailton Corrêa de Arruda, o Manga, que completa nesta terça-feira (26) 85 anos. Em relação ao Flamengo, é dia de relembrar diversos arqueiros que marcaram a história do clube e do futebol brasileiro.
Raul Plassmann, Cantarelli, Zé Carlos e Julio Cesar são alguns dos craques que já defenderam a meta rubro-negra. Atualmente, o Flamengo conta com três goleiros em seu plantel profissional: Hugo, Santos e Diego Alves.
Leia mais: Universidad Católica x Flamengo: onde assistir, horário e provável escalação
Hugo
O goleiro Hugo é uma grande promessa do Flamengo. Após fazer sucesso na base do clube, Hugo subiu para os profissionais no começo da temporada de 2020, quando disputou parte do Campeonato Carioca na reserva de Gabriel Batista.
Sua primeira partida como titular foi incrível, ele fechou o gol e garantiu um empate heroico contra o Palmeiras no Allianz Parque. Na época, o elenco rubro-negro sofreu com um surto de Covid-19 e diversos jogadores não puderam atuar na partida. Porém, logo após o grande jogo, Hugo ganhou destaque negativamente por uma falha contra o São Paulo, na Copa do Brasil.
Em 2020, mesmo com alguns altos e baixos, Hugo herdou a posição de títular no gol do Flamengo e conseguiu bater um recorde histórico: O goleiro mais jovem da história do Flamengo a ser campeão brasileiro.
No ano de 2022, Hugo chegou aos 50 jogos como profissional e é considerado títular da equipe de Paulo Sousa, disputando jogos importantes como a final da SuperCopa do Brasil, entre Flamengo e Atlético Mineiro.
Santos
Recém-chegado ao Flamengo, Santos veio do Athletico-PR com o status de maior goleiro da história do clube. Foram 258 jogos, ganhando títulos como a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana duas vezes e três campeonatos paranaenses.
No começo do mês de abril, Santos anunciou sua saída do Athletico e seu acerto com o Flamengo, sendo apresentado pelo Rubro-Negro carioca no dia 8 de abril. Até o momento, Santos fez apenas uma partida com a camisa do Flamengo. Na ocasião, o Flamengo jogou contra o Talleres no Maracanã e venceu a partida por 3 a 1, com atuação segura do goleiro.
Diego Alves
É certamente um dos grandes nomes da história do Flamengo. Diego Alves chegou ao clube em 2017, vindo do Valencia (ESP). O goleiro chegou ao clube com status de titular absoluto, visto que a posição era uma grande pedra no sapato do Rubro-Negro. Porém, alguns meses depois, Diego Alves sofreu uma grave lesão ao fraturar a clavícula durante uma dividida com um jogador do Junior Barranquilla, na semifinal da Copa Sul-Americana. Com isso, o jogador ficou de fora da posterior final da competição e do restante daquela temporada.
Em 2019 o goleiro foi titular absoluto do time histórico do Flamengo e teve grandes atuações em boa parte das partidas da temporada. Neste ano, Diego Alves foi campeão carioca, brasileiro, da América e vice campeão do mundo com o clube, se credenciando para ser um dos maiores goleiros da história do Flamengo.
Em 2020, Diego voltou a conviver com lesões e perdeu parte importante da temporada. Porém, após muitas negociações, seu contrato foi renovado até o final de 2021.
Na SuperCopa do Brasil de 2021, o goleiro defendeu três pênaltis contra o Palmeiras e foi destaque do bicampeonato do Flamengo na competição. Porém, o goleiro foi perdendo um pouco de espaço na equipe e foi substituído por Hugo.
No ano de 2022, Diego caiu para terceiro goleiro do Flamengo.
Matheus Cunha
Caçula entre os atletas no gol rubro-negro, Matheus Cunha, de 20 anos, tem apenas dois jogos como profissional, ambos defendendo o Flamengo. As partidas ocorreram no início desse ano, pelo Campeonato Carioca. Em sua estreia, contra a Portuguesa, Matheus fez uma grande defesa com os pés, que evitou o empate da Lusa. Além disso, o arqueiro atuou no empate contra o Volta Redonda.
Nascido em Tupi Paulista, o goleiro saiu de casa aos 13 anos, após oito testes e ser aprovado no São Paulo. A passagem pela base tricolor terminou em 2020. No ano seguinte, Matheus chegou ao Mais Querido.
Treinador de goleiros Paulo Grillo
Após falar dos goleiros, não poderíamos esquecer de mencionar o treinador Paulo Grillo, que faz um trabalho excepcional com os goleiros rubro-negros. Paulo chegou ao Flamengo junto de seu xará Paulo Sousa para a temporada de 2022. O treinador de goleiros já rodou o mundo e treinou times de cinco continentes diferentes. Seu método de trabalho é inspirado no handball e no futsal, esportes intensos onde o goleiro tem que estar muito ligado ao tempo de reação. Paulo tenta trazer essa melhoria aos arqueiros do Flamengo.