Neste 28 de junho, o mundo celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. É a data que afirma e representa a luta e a identidade de uma comunidade de pessoas, onde cada integrante só deseja se sentir aceito e livre para amar e ser amado. Neste cenário, o Flamengo, dono de uma Nação, não poderia não se pronunciar.
Betsat 4 de 5 | 100% até R$800 |
|
Através das redes sociais, o Flamengo pediu por “inclusão, respeito e acolhimento” à comunidade LGBTQIA+. A mensagem divulgada pelo clube foi simples, mas bem objetiva. “Na Maior Torcida do Mundo cabem todos os gêneros, sexualidades e tipos de amor. Hoje é #DiaDoOrgulho e todo dia é dia da gente respeitar, incluir e acolher”.
Flamengo estiliza camisa Pride com 16 artistas LGBTQA+
Mas, afinal, o que significa a sigla LBGTQIA+?
Cada letra tem um significado e uma representatividade. As sigla faz referências a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e demais orientações sexuais e identidades de gênero.
Cabe relembrar que a sigla começou com GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), e foi evoluindo e sendo adaptada conforme a necessidade da causa e a luta por direitos. O arco-íris, que popularmente representa o movimento, passou a ser utilizado em 1970. Mas, nos dias de hoje, a bandeira já é adaptável de acordo com cada representatividade.
Dia do Orgulho
O Dia do Orgulho é comemorado em 28 de junho porque, no ano de 1969, veio à tona a Revolta de Stonewall. Na data em questão, policiais invadiram o bar Stonewall Inn, localizado em Nova York e ponto de encontro da comunidade, e muitas pessoas foram agredidas.
A revolta, então, eclodiu como forma de protestar pelo tratamento dado a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e frequentadores do Stonewall. A manifestação ganhou as ruas, apoio, e o movimento cresceu mundialmente.
Ações de apoio do Flamengo à comunidade LGBTQIA+
Além de sempre manifestar apoio ao movimento, como na postagem anexada acima, o Flamengo já protagonizou ações de incentivo. No ano de 2021, o clube lançou uma camisa comemorativa batizada de “Pride”, em defesa da diversidade e com referência à causa LGBTQIA+.
O blusa foi elabora em dois tons de roxo, com uma bandeira da causa LGBTQIA+ no peito, e foi vendida com edição limitada na lojas oficiais do clube. A camisa não foi usada em jogos.
No ano passado, uma versão mais básica de uma camisa em apoio ao Dia do Orgulho também foi lançada pelo clube. As camisas eram de malha, estavam disponíveis nas cores preta e branca, com o símbolo do CRF no meio, personalizado com as cores do arco-íris.