Há diversos ídolos e jogadores nordestinos identificados com o Flamengo. Sempre foi comum notar a quantidade de atletas do Nordeste vestindo a camisa do Mengão e na equipe atual não é diferente. Por isso, no dia do nordestino, vale lembrar os atletas do time contemporâneo que nasceram na região. São seis, e o Nordeste fica atrás apenas da região sudeste, com 14 jogadores. Dos 28 profissionais listados no site do clube, veja os números por região:
- 14 – Sudeste
- 6 – Nordeste
- 3 – Sul
- 1 – Norte
Leia Mais: Flamengo mandará jogos do Carioca no Norte e Nordeste em 2023
Dos 14 atletas do sudeste, seis são do estado do Rio de Janeiro e seis do estado de São Paulo. Minas Gerais completa a lista com dois nomes. Vale lembrar que ainda há quatro estrangeiros: Varela e Arrascaeta, do Uruguai e Arturo Vidal, do Chile, assim como Erick Pulgar.
Mesmo na segunda colocação, é fácil perceber a importância do Nordeste para o time, já que os nordestinos ficam atrás somente dos atletas da região onde o clube fica. Na história Flamenga, os torcedores aprenderam a idolatrar Júnior, Nunes, Ronaldo Angelim e muitos outros craques. Nomes como Obina, por exemplo, também fizeram sucesso na Gávea e ajudaram o Mais Querido. Veja quais são os seis nordestinos do Flamengo hoje:
Ayrton Lucas
Ayrton Lucas nasceu em Carnaúbas dos Dantas, no Rio Grande do Norte. O Município fica na região do Seridó, onde há muitos sítios arqueológicos trazendo riqueza para a cultura brasileira. O jogador surgiu no ABC e veio para o Madureira, do Rio de Janeiro, em 2014. Seu último clube antes do Rubro-Negro foi o Spartak Moscou, mas com o conflito entre Rússia e Ucrânia, o lateral-esquerdo voltou ao Rio de Janeiro para defender nossa camisa.
Santos
O goleiro Santos nasceu na saudosa Campina Grande, na Paraíba, uma das principais regiões industriais do Nordeste do país. Apesar de ser nordestino, Santos surgiu no Athletico-PR, onde ficou desde 2010 e só saiu para jogar pelo Flamengo, chegando em abril de 2022 aos 32 anos. O arqueiro já conquistou a titularidade e ajudou o time a chegar nas finais da Libertadores e Copa do Brasil.
Pablo
O zagueiro Pablo foi mais um que deixou a Europa para fugir do conflito entre russos e ucranianos. Assim como Ayrton Lucas, Pablo estava em Moscou, na Rússia, mas defendia o Lokomotiv. Nascido em São Luís do Maranhão, o atleta chegou no time carioca em março de 2022 e foi festejado pelo então técnico do Flamengo, Paulo Sousa, que já havia trabalhado com Pablo no Bordeaux, da França.
Everton Cebolinha
Cebolinha foi um dos reforços mais recentes do Flamengo, chegando junto de Arturo Vidal na metade da temporada. O atacante nasceu em Maracanaú, no Ceará, cidade aclamada pelo renomado escritor Rodolfo Teófilo, da literatura regional-naturalista. O jogador chegou do Benfica, de Portugal, onde foi treinado por Jorge Jesus, ídolo do Mais Querido do Brasil.
Marinho
O atacante ainda busca melhorar seu futebol dentro do clube, mas já mostrou que tem capacidade para atingir o alto nível. Marinho está no Flamengo desde janeiro de 2022, quando deixou o Santos. O atleta é de Penedo, em Alagoas. O Município está situado às margens do Rio São Francisco, próximo da divisa com Sergipe.
Cleiton
O jovem Cleiton é uma grande promessa para a zaga rubro-negra. Muitos torcedores já pediram mais minutos para a joia no time principal, mas ainda são poucos. O atleta tem 19 anos e treina com o time profissional. Nascido na Bahia, o zagueiro tem 1,94m de altura e chegou a entrar em cinco jogos do Flamengo em 2022, todos no Cariocão.
Flamengo não se esquece do dia do nordestino e faz publicação
Nas redes sociais, o Rubro-Negro carioca não deixou de prestar sua homenagem aos nordestinos do elenco atual e aos ídolos antigos com uma bela arte e a mensagem: “Terra de grandes artistas, referências intelectuais, gastronomia ímpar, natureza encantadora… Berço de torcedores e craques rubro-negros, é raiz do Flamengo! Parabéns e obrigado por tudo, Nordeste e Nordestinos”.