Neste Domingo (24), o Flamengo encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro conseguindo uma vitória maiúscula e de virada por 2 a 1 contra o Avaí na Ressacada. Primeira vitória na história em jogos oficiais jogando contra o Avaí em seu estádio.
Com o resultado, o Rubro-Negro encerrou o primeiro turno em sexto lugar, com 30 pontos. Foram nove vitórias, três empates e sete derrotas. Um aproveitamento de 52,6%. Mas essa possível briga pelo título e uma vaga no G-6 se deve a chegada do técnico Dorival Junior.
Leia mais: Torcedores do Flamengo relatam maus tratos após jogo na Ressacada
O inicio de Brasileiro não foi animador. O Flamengo começou o campeonato com o Português Paulo Sousa e oscilou bastante na competição com ele no comando da equipe. Paulo Sousa treinou o time por dez partidas, tendo três vitórias, três empates e quatro derrotas. Um aproveitamento só de 40% no Brasileiro.
Só que a demissão do treinador foi além do mau momento no Brasileirão. O treinador Português pagou pelas más atuações, derrota na Super Copa do Brasil, Carioca, a alta rodagem no elenco e escolhas duvidosas na escalação.
Chegada do Dorival Junior ao Flamengo
No dia 9 de Junho, o comando técnico mudava e as esperanças de dias melhores no Brasileirão também. Dorival Junior chegou após deixar a equipe doo Ceará, mas logo de cara viu que teria enorme trabalho em pouco tempo para resolver os problemas da equipe.
Logo na estreia contra o Internacional, fora de casa, Dorival chegou fazendo mudanças na equipe com apenas um treino e foi derrotado por 3 a 1. Logo em seguida o time derrotou o Cuiabá dentro de casa, mas três dias depois já era derrotado para o Atlético-MG e seus torcedores já viam alguma disputa pelo título distante.
Simultaneamente, com a classificação na Copa do Brasil e na Libertadores ajudaram na recuperação no Brasileiro e Mengão engrenou na competição. Foram cinco vitórias e apenas uma derrota. Fazendo que encerrasse o primeiro turno nove pontos atrás do líder Palmeiras e com esperanças de buscar o título.
Professor Dorival tem seis vitórias e três derrotas só no Brasileiro, além de estar nas Quartas de Final da Libertadores e da Copa do Brasil.
Além disso, o treinador que conseguiu colocar Pedro e Gabigol juntos, também organizou a Zaga, que tomava gol todo jogo e recuperando o futebol de jogadores como Thiago Maia, Filipe Luis, David Luiz, Rodinei e Léo Pereira.
Até o momento o Dorival tem apoio dos jogadores e dos torcedores. Tem feito o básico para conseguir os resultados positivos e agora tem uma sequência importante para engrenar de vez e ter ainda mais o apoio da Nação ao seu lado para a conquista dos três títulos que disputamos.