Após vencer o Corinthians pela final da Copa do Brasil, no Maracanã, o treinador Dorival Júnior acaba de conquistar seu primeiro título pelo Flamengo. Em sua terceira passagem pelo clube, Dorival finalmente realiza seu sonho de levantar um troféu pelo clube, quando deixou o Ceará, confidenciou que tinha vontade de voltar desde 2018.
O trabalho feito pela comissão técnica para chegar ao título foi impecável. Em 2022, Dorival deu o grande salto que faltava para sua carreira, o Flamengo joga o melhor futebol do país e muito em função do trabalho desenvolvido pelo técnico. E não para por aí, dia 29 de outubro, em Guayaquil, Dorival pode levar para casa a Copa Libertadores, em disputa contra o Athletico-PR.
Leia também: Felipão cita dúvida na escalação para final da Libertadores contra o Flamengo
Esta é a segunda Copa do Brasil de sua carreira. A primeira conquista aconteceu há 12 anos, em 2010. Na ocasião Dorival comandava a equipe do Santos, de Neymar e Paulo Henrique Ganso. Além das duas Copa do Brasil, o treinador venceu a Recopa Sul-Americana em 2011, pelo Internacional.
Em sua terceira passagem pelo Flamengo, é a primeira vez que Dorival conquista um campeonato pelo clube. Em 2012, ficou cerca de um ano no cargo e dirigiu o Flamengo em 36 jogos, somando 15 vitórias, 11 empates e 10 derrotas.
Já a segunda passagem, foi interrompida rapidamente, mas não por resultados ruins. O treinador chegou ao clube no fim de 2018, para substituir Maurício Barbiere. Assumiu o time na quarta colocação do Brasileirão, a 13 pontos do líder. Comandou o Rubro-Negro nas 12 partidas restantes da competição, acumulando sete triunfos, três empates e duas derrotas. Terminou em segundo lugar, com desvantagem de oito pontos para o campeão.
Ex-jogador do Flamengo exaltam trabalho de Dorival Júnior
O maior acerto de Dorival desde que chegou ao clube, sem dúvidas foi encontrar uma maneira de Gabigol e Pedro jogarem juntos no time titular. O ex-Flamengo, Sávio, comentou sobre as mudanças na equipe e a nova função exercida por Gabigol.
“O trabalho do Gabigol mudou. A mudança é muito benéfica para o sistema tático do Flamengo, porque ele libera um pouco mais o Pedro, que está fazendo a diferença nesta temporada, e sai mais para ajudar na marcação e na parte de levar a bola até o ataque. É muito bacana, porque ele sai do protagonismo dos gols para ser protagonista na questão tática e nas assistências”, disse em entrevista ao UOL.
Sávio também fala sobre a importância de Dorival Júnior. O treinador foi contratado após a saída de Paulo Sousa, e com o time apresentando um desempenho ruim, muitos torcedores não acreditavam mais na possibilidade de títulos.
“A chegada do Dorival foi fundamental, porque ele chega em um momento de desequilíbrio do clube, com o Flamengo mal no Campeonato Brasileiro, principalmente. Quando chega um treinador com muita capacidade técnica, de visão, ele consegue arrumar a casa em pouco tempo, o que não é fácil.”, finalizou.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Jornalista revela fala de Jorge Jesus sobre Libertadores 2019: ‘Filipe Luís amarelou na final’
- Colaboração do torcedor: como Flamengo planeja ajuda da Nação na construção do estádio
- De Andrezinho a Guilherme: 4 jovens que estrearam com gol pelo Flamengo
- Flamengo define horário da eleição para presidente na Gávea
- Flamengo planeja data para retorno de Pedro aos gramados