Atualmente, Pedro e Gabigol disputam uma vaga de titular no ataque do Flamengo, com ampla vantagem para o camisa 9 sob o comando de Tite. Nos tempos de Dorival Júnior, novo técnico da seleção, a história era muito diferente, porém.
Técnico do Flamengo no segundo semestre de 2022, Dorival Júnior foi o único que conseguiu fazer a dupla de atacantes render de maneira consistente jogando junta desde que Pedro foi contratado pelo Flamengo, no início de 2020.
Leia mais: Ex-Flamengo, Dorival Júnior é o novo técnico da Seleção Brasileira
Desde então, os dois atacantes estiveram juntos em campo 112 vezes. Destas, começaram jogando juntos 49 vezes, sendo que 17 sob comando de Dorival.
Ou seja, mais de um terço das ocasiões em que Pedro e Gabigol foram titulares juntos no Flamengo aconteceu sob o comando do novo técnico da seleção brasileira.
Nestas 17 partidas, Pedro marcou 15 vezes e foi eleito o melhor jogador da Libertadores de 2022. Gabigol marcou 7 vezes, inclusive o gol do título na mesma Libertadores.
O desempenho de Pedro nesta fase fez Tite levá-lo para a seleção na Copa do Mundo de 2022.
‘Jogadores de altíssimo nível se entendem’, disse técnico da seleção
Jogando como dupla de ataque titular, os dois atacantes marcaram juntos 56 gols pelo Flamengo. Trinta e nove por cento desses gols vieram sob comando de Dorival, com o detalhe que, sob o técnico, a dupla só jogou jogos de Brasileiro, Libertadores e fases decisivas da Copa do Brasil.
“Dois jogadores do nível que nós temos e, de repente, tacharam que não podem jogar juntos… Olha, eu sou muito sincero. São jogadores de altíssimo nível e jogadores de altíssimo nível se entendem”, disse Dorival quando era técnico do Flamengo.
Agora na seleção, Dorival terá a oportunidade de escolher qualquer jogador brasileiro. Mas como a seleção enfrenta problemas para encontrar um goleador e Neymar, principal jogador de ataque do Brasil, está machucado, é razoável supor que o técnico possa ao menos testar a dupla entre Pedro e Gabigol.
Uma eventual reedição do sucesso da dupla na seleção pode convencer Tite de que os dois podem atuar juntos. Até agora, o atual técnico do Flamengo não deu nenhuma chance da dupla jogar junto. Antes dele, apenas Domenec Torrent não havia utilizado Pedro e Gabigol juntos em nenhuma oportunidade.
Números de Pedro e Gabigol com Dorival e outros técnicos do Flamengo
Veja abaixo os jogos de Pedro e Gabigol como dupla de ataque titular do Flamengo sob cada técnico:
- Jorge Jesus: 2 jogos, 1 gol de Pedro, 1 gol de Gabigol
- Domenec Torrent: nenhum jogo
- Rogério Ceni: 3 jogos, 1 gol de Pedro, nenhum gol de Gabigol
- Renato Gaúcho: 1 jogo, nenhum gol
- Paulo Sousa: 5 jogos, 4 gols de Pedro, 2 gols de Gabigol
- Dorival Júnior: 17 jogos, 15 gols de Pedro, 7 gols de Gabigol
- Vitor Pereira: 11 jogos, 11 gols de Pedro, 7 gols de Gabigol
- Mário Jorge: 1 jogo, nenhum gol
- Jorge Sampaoli: 9 jogos, 4 gols de Pedro, 3 gols de Gabigol
- Tite: nenhum jogo
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária
- Cléber Xavier admite sobre relação de Tite e Gabigol no Flamengo: ‘Não foi harmônico’