Um dos pedidos mais comuns de torcedores do Flamengo é pela contratação de um profissional que comande o vestiário do clube com mais qualidade. O trabalho do Diretor Executivo Bruno Spindel e dos gerentes Juan e Fabinho é vistos como insuficiente. O VP de Futebol, Marcos Braz, é visto como ausente. Seria Leonardo a solução?
Revelado pelo Flamengo e peça importante no time tetracampeão brasileiro em 1987, Leonardo teve brilhante carreira como jogador, sendo inclusive parte do time tetracampeão do mundo em 1994. Depois de aposentado, Leonardo passou a exercer a função de dirigente de futebol.
Leia Mais: A pedido de Paulo Sousa, Flamengo volta a carga por Thiago Mendes e recebe boa notícia
Demitido nesse final de semana, no Paris Saint German, Leonardo estava na sua segunda passagem como dirigente. A primeira aconteceu entre 2011 e 2013. Voltou após seis anos, em junho de 2019. Desde a aquisição do clube pelo Qatar Sports Investiment, em 2012, Leonardo era visto como peça fundamental na montagem do time.
Ele foi o responsável pela chegada de grandes nomes como Ibra, Thiago Silva, Thiago Motta, entre outros. Já na segunda passagem, Leonardo tinha como missão, desinchar a operação do PSG e tornar o clube mais vencedor. Segundo a imprensa francesa, ele não teve sucesso nessa missão.
Leonardo ainda é apontado como responsável pela chagada de nomes questionados como Icardi, Wijnaldum, Rafinha e Bakker. Mais recentemente, Leonardo foi apontado como responsável direto pela chegada de Messi ao clube francês.
Porém, a eliminação em mais uma Champions League, dessa vez nas oitavas de final para o Real Madrid, depois de vencer em Paris, minou a reputação do dirigente. Segundo a mídia francesa, a renovação de Mbappé, grande estrela do time, passou pela saída de Leonardo.
Torcedores do Flamengo com um pé atrás sobre Leonardo
Nas redes sociais, assim que surgiram as primeiras especulações sobre uma possível chegada de Leonardo ao Flamengo, as reações de torcedores foram divididas. Na mídia, também não há unanimidade sobre o sucesso do ex-jogador na função.
O jornalista Mauro Cezar Pereira questionou: “Leonardo coleciona equívocos no futebol europeu, como alguém pode ter certeza de que seria um bom gestor no futebol brasileiro?”
Entre os torcedores, o nome de Leonardo também encontra resistência. Veja abaixo alguns comentários.
“Leonardo? Por onde passou colecionou más contratações e problemas com o treinador. Inclusive demitiu um que, meses depois, noutro clube, sagrou-se campeão europeu. Quer um baita profissional? Que fala português? Procura saber do Luís Campos.”- @fredaosoares
“Ótima? Passou a temporada passada sem ganhar nada e com o elenco todo rachado, se comentarem que ele não tem culpa, vão dar moral pra comentarem o mesmo a respeito do Braz. Pra não dizer que não ganharam nada, ganharam a fortíssima copa da França.” – @dygomagno
“Seria uma boa, mas o @marcosbrazrio Não quer gastar além das recisões de técnico que ele contrata sem nenhum critério.” – @24horasdeFla
“Sem dúvida o departamento precisa de novos ares Mas pq não Leonardo? O cara tem influência,conhece o mercado internacional,tem bons relacionamentos no meio é inteligente.” – @JulianoBerardo3
“Concordo com a idéia de termos um profissional num ambiente onde o conceito de profissionalismo já não deveria ser ponto de pauta, mas discordo do nome sugerido.” – @El_CostaeSilva