Hoje é dia do Mengão ir em busca de mais um título da Copa do Brasil. O Flamengo vai até a Neo Química Arena enfrentar o Corinthians, às 21h45, pela primeira partida da grande final. Mas você sabe quantas Copas do Brasil o Flamengo tem? Lembra de todas?
O Flamengo conquistou a Copa do Brasil três vezes, um troféu em cada uma das últimas três décadas. Portanto, para entrar no clima da final desta quarta-feira com o Mengão em busca do seu quarto título, o Mundo Rubro Negro relembra as três conquistas.
Leia mais: Onde vai passar o jogo do Flamengo hoje: saiba como assistir ao vivo
Títulos do Flamengo na Copa do Brasil
1990
A Copa do Brasil foi criada em 1989 e reunia os campeões e vices dos campeonatos estaduais do ano anterior. E logo na segunda edição o Flamengo já conquistou o seu título da competição nacional. Em 1990, o Rubro-Negro iniciou passando pelo Capelense, campeão alagoano. Posteriormente passou por Taguatinga, Bahia e Náutico, antes de enfrentar o Goiás na grande final.
Comandados pelo Maestro Júnior, Renato Gaúcho e Gaúcho, o Mengão venceu a primeira partida por 1 a 0 em Juiz de Fora, com gol de Fernando, e levantou o troféu após empate em 0 a 0 no Serra Dourada.
2006
Após ser campeão em 1990, o torcedor rubro-negro precisou esperar 16 anos para levantar mais um troféu da Copa do Brasil. Depois de bater na trave e ser vice em 2003 e em 2004, para Cruzeiro e Santo André, respectivamente, o destino reservou uma final histórica em 2006.
A campanha de 2006 começa com vitórias contra ASA e ABC nas fases preliminares, e posteriormente o Flamengo goleou o Guarani e o Atlético-MG nas oitavas e quartas de finais. Na semi, o time comandado por Waldemar Lemos eliminou o Ipatinga, surpresa do campeonato.
E curiosamente, logo após avançar para a final, o Mais Querido trocou de técnico. Antes da paralisação por conta da Copa do Mundo, os dirigentes trocaram Waldemar Lemos por Ney Franco, que era o técnico do Ipatinga, adversário da semifinal.
Na final, o Flamengo enfrentou o Vasco na primeira decisão entre dois times do mesmo estado. No jogo de ida, vitória por 2 a 0 com gols de Obina e Luizão. No finalíssima, outra vitória contra o maior rival, desta vez com gol do lateral Juan.
Os destaques da campanha rubro-negra foram Léo Moura, Juan, Jônatas, Renato Abreu e Obina. Na final, Renato Augusto, com 18 anos, começou como titular e também teve grande atuação.
2013
Em 2013 o Mengão levantou mais uma taça em uma temporada que começou sem grandes expectativas.
Isso porque era o primeiro ano de Eduardo Bandeira de Mello, que entrou com uma política de responsabilidade fiscal, tentando sanear as dívidas do clube. Com um time sem nenhuma grande estrela, o Mengão passou pelo Cruzeiro de Everton Ribeiro nas oitavas, o melhor time do país na época. Posteriormente, atropelou o Botafogo de Seedorf e cia nas quartas, o Goiás na semifinal, até chegar à final contra o Athletico-PR.
Fora de casa o Mengão saiu perdendo com gol de Marcelo Cirino para os paranaenses, mas o time de Jayme de Almeida foi buscar o empate com gol do volante Amaral. Mas na volta, com o Maracanã lotado, o Flamengo venceu por 2 a 0, gols de Elias e Hernane Brocador. O atacante terminou a temporada como o artilheiro do Brasil.