O Flamengo já está no Equador e busca desequilibrar os números da cidade de Quito. Isso porque em cinco jogos que o clube fez no local em sua história, foram duas derrotas, duas vitórias e um empate. Ou seja, caso não aconteça mais um placar em igualdade, o Mais Querido vai passar a ter um retrospecto negativo ou positivo.
Os torcedores esperam que esse dado se torne positivo e que o Mengão enfim volte a vencer o Independiente Del Valle no quinto jogo entre as equipes. O clube enfrenta ainda a altitude de Quito, quase 3 mil metros acima do mar.
Leia Mais: Outro time: Independiente Del Valle sofre mudanças de 2020 para 2023
De todos os cinco jogos em Quito, dois foram contra o próprio Independiente Del Valle, dois contra a LDU, bem como um contra o Boca Juniors de Cali, em partida mais antiga, no Olímpico Atahualpa. O jogo aconteceu em 1952 e o Flamengo venceu por 6 a 3. A partida foi amistosa e aconteceu durante excursão internacional, o que era muito comum na época.
Mas essa passagem por Quito conta ainda com uma novidade: o Complejo Independiente Del Valle, também conhecido como Estádio Banco Guayaquil. Inaugurado em 2021, tem capacidade para 12 mil lugares e é modesto. Como os jogos contra o Independiente aconteceram em 2020, o Flamengo jogou no Olímpico Atahualpa e no Casa Blanca.
A primeira derrota em Quito
A LDU venceu o Flamengo na campanha do título da Libertadores, em 2019. No primeiro dos quatro jogos mais recentes, o Rubro-Negro, aliás, conheceu sua primeira derrota na altitude de Quito, no Estádio Casa Blanca. Bruno Henrique abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo, mas nos acréscimos da primeira etapa, o Mais Querido levou o empate com gol de Anangonó.
No segundo tempo, Andrés Chicaiza marcou o gol da virada do time que foi campeão da Libertadores em 2008, em cima do Fluminense, calando um Maracanã lotado. O resultado negativo em Quito complicou o Flamengo na fase de grupos, mas o clube chegou aos dez pontos no empate com o Peñarol na última rodada e as três equipes terminaram com a mesma pontuação. Mas pelo saldo de gols, o Mais Querido avançou e ainda ficou com a primeira colocação.
Título na Recopa 2020 contra o Independiente Del Valle
Em 2020, a rivalidade entre Flamengo e Independiente Del Valle teve seu ‘start’. Campeão da Libertadores, o Mengo viajou até Quito a fim de enfrentar os equatorianos, que venceram a Copa Sul-Americana em 2019.
O jogo de ida no Olímpico Atahualpa terminou empatado em 2 a 2. Jacob Murillo abriu o placar para o Del Valle e Bruno Henrique empatou no segundo tempo. Pedro chegou a marcar o gol da virada, mas de pênalti, o time do Equador empatou nos acréscimos com Pellerano, que segue na equipe atual. No Maracanã, o Mengo venceu por 3 a 0 e ficou com a taça.
Goleada acachapante
A segunda derrota em Quito foi a pior e mais marcante. Aconteceu contra o próprio Independiente Del Valle, na fase de grupos da Libertadores 2020. O adversário desta terça-feira (21) contava com nomes como Moisés Caicedo e Ángelo Preciado, que deixaram sua marca. A dupla fez sucesso no Equador, mas não segue no Independiente. Preciado, inclusive, marcou duas vezes. Jhon Sánchez e Bucaran também fizeram seus gols e decretaram a vitória equatoriana por 5 a 0.
Vitória para equilibrar o retrospecto em Quito
Em contrapartida, o Flamengo voltou para a cidade na fase de grupos da Libertadores 2021 e deu o troco na LDU. O Mengo venceu por 3 a 2 no Estádio Casa Blanca em partida emocionante. Gabigol marcou o primeiro, aos três minutos e Bruno Henrique ampliou aos 30. No segundo tempo, Borja e Amarilla empataram para a LDU. Gabigol decidiu ao balançar as redes de pênalti aos 40 minutos do segundo tempo.
Confira todos os jogos do Flamengo em Quito:
- 29/06/1952 | Olímpico Atahualpa – Flamengo 6×3 Boca Juniors de Cali (Amistoso)
- 24/04/2019 | Casa Blanca – LDU 1×2 Flamengo (Libertadores)
- 19/02/2020 | Olímpico Atahualpa – Independiente Del Valle 2×2 Flamengo (Recopa)
- 17/09/2020 | Casa Blanca – Independiente Del Valle 5×0 Flamengo (Libertadores)
- 04/05/2021 | Casa Blanca – LDU 3×2 Flamengo (Libertadores)