Nesta semana, vazou um esboço do projeto de como o Flamengo irá explorar a área do Gasômetro para construir seu estádio próprio. A empresa que confeccionou a arte se chama Arena Events + Venues. A marca se destaca por ter especialistas com experiências em eventos e locais esportivos e até fez um acordo com a Conmebol para consultoria de infraestrutura técnica dos estádios da Copa América.
“O apoio oferecido pela Arena será essencial para ajudar com o desafio de adaptar nosso modelo operacional às instalações fornecidas pelos estádios e identificar e preencher as principais lacunas que possam existir, alcançando um evento com o padrão de excelência da Conmebol”, disse recentemente Thiago Jannuzzi, executivo-chefe de operações da Conmebol na Copa América.
➕ Flamengo quer ter Gasômetro em 3 meses e espera edital do leilão
Em seu canal no YouTube, o arquiteto Fabricio Chicca, do canal Mundo na Bola, explicou que no caso do Flamengo, a Arena Events ainda está no processo de viabilidade do terreno.
“O Flamengo contratou uma empresa que fez o planejamento da área do Porto Maravilha. É a empresa Arena Events + Venues. Não que todos os projetos sejam desenvolvidos dessa maneira, mas é a forma mais comum. Vamos lá, existem três fases: viabilidade, desenvolvimento e a implementação. Me parece que o Flamengo está na fase de viabilidade”, pontuou Chicca.
Projeto financeiro do Flamengo pelo Gasômetro
O especialista deixou claro que o Flamengo necessita de um planejamento mais avançado para saber realmente o quanto irá gastar nas obras. Até o momento, o esboço realizado pela Arena Events + Venues não diz muita coisa.
“Plano principal, desenho conceitual, projeção de Roi (retorno de investimento) e modelagem em 3D é isso que a gente já viu. A modelagem financeira depende desse estudo conceitual. Quanto mais desenvolvido for esse estudo, mais preciso será o estudo de modelagem financeira. O Flamengo precisa disso para conseguir seus investidores”, alertou.
Por outro lado, em entrevista para a Fla TV, Rodolfo Landim afirmou que o clube já possui condições econômicas de avançar no projeto: “Posso adiantar que o Flamengo está preparado para ir em frente na compra do terreno. A gente já vem se preparando há algum tempo para fazer isso. O Flamengo vem se estruturando financeiramente há muito tempo e se preparando para fazer esse movimento”.
O próximo passo
Depois da desapropriação em hasta pública da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Gasômetro voltou a pertencer o estado até que o leilão aconteça. A estimativa do Flamengo é de que em 20 ou 30 dias o edital com a data para a aquisição do terreno seja divulgado.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção
- Cicinho coloca Neymar acima de Zico com a camisa da Seleção Brasileira