O Flamengo pode fazer em breve mudanças drásticas na categoria “off-Rio”. O presidente do Conselho Deliberativo, Antonio Alcides, deu seguimento aos conselheiros edital de abertura de emendas com fortes mudanças no estatuto do clube.
Agora, lançado o edital de abertura de emendas, o Conselho Deliberativo do Flamengo tem em mãos uma proposta que pode alterar o Estatuto do clube e visa limitar a quantidade de associados off-Rio.
O autor da proposta é o conselheiro José Luiz Corrêa dos Santos. A proposição visa limitar em 600 a quantidade de sócios que moram a, pelo menos, 100km de distância do Rio de Janeiro.
Acontece que a decisão de limitar a quantidade de sócios “off-Rio” não agradou boa parte da torcida. Em enquete feita pelo perfil Tozza Fla do Twitter, 97% dos 4,658 votantes, é contra a mudança do estatuto do Clube de Regatas do Flamengo.
Nos comentários da postagem, torcedores justificaram seus votos e expuseram suas opiniões sobre o assunto.
Repercussão política
O email ao qual o MRN teve acesso (abaixo) gerou críticas da oposição. O grupo Fla Sem Fronteiras, cuja principal bandeira é justamente o crescimento dos off-Rio, fez dura manifestação no Twitter:
“Mais um lamentável episódio de perseguição aos Rubro-Negros Off-Rio e um gravíssimo atentado à democracia no Clube de Regatas do Flamengo. Todos que possuem respeito pelos nossos mais de 42 milhões de torcedores espalhados pelo mundo precisam se unir para evitar essa covardia”, publicou a conta oficial.
Baixe o Estatuto do Flamengo aqui!
Ricardo Hinrichsen, candidato a presidente apoiado pelo Fla Sem Fronteiras, aproveitou para apontar a recente obrigação do voto a distância como principal fator responsável para o movimento de limitação da atuação política dos off-Rio no clube.
“Por coincidência, a categoria Off-Rio, que simplesmente foi ignorada nos últimos 20 anos, de repente se tornou importante exatamente quando a Lei Pelé passou a exigir que os clubes disponibilizem o voto à distância”, postou.
Walter Monteiro, outro candidato de oposição, também mostrou indignação com o número limitado de off-Rio da emenda: “O Flamengo convoca seus conselheiros para uma mudança de estatuto que pretende limitar a 600 sócios a categoria de Off-Rio. Não escrevi errado: o clube que diz ter orgulho de ser uma Nação, quer limitar em SEISCENTAS PESSOAS de fora do Rio (+de 100km) que possam votar”.
Acompanhe Paulo Oliveira no Twitter