Na última terça-feira (20), o Congresso dos Deputados da Espanha condenou os insultos raciais sofridos por Vinícius Júnior no jogo do Real Madrid contra o Atlético de Madrid, no último domingo. Os parlamentares deram uma declaração onde lembram de outros jogadores que sofreram o mesmo que Vini, e cobraram medidas de outras entidades.
O ato aconteceu no parlamento, onde os políticos leram o a declaração, que foi aceita com unanimidade por todos os partidos. Os deputados reforçaram que não é um caso isolado e que pertence apenas ao mundo do futebol, e, portanto, não podem fechar os olhos.
Leia mais: Volume dois da série Me Arrebata eleva a história do Flamengo à condição de obra de arte
Os parlamentares exigiram medidas sérias da liga espanhola de futebol, da UEFA e das autoridades da Espanha, e relembraram de outros nomes que já denunciaram o racismo no país, mas que nada foi feito:
“Este episódio não é um caso isolado, mas um novo exemplo de uma realidade que já foi denunciada muitas vezes: Marega, Kameni, Williams, Marcelo, Dani Alves ou Eto’o, entre outros, são alguns dos jogadores que sofreram insultos racistas”.
E a repercussão do caso fez com que a La Liga se mexesse. Segundo a rádio espanhola “COPE”, a entidade enviará uma queixa com os insultos ao atacante Vinícius Júnior à comissão antiviolência, criada para combater atos ofensivos e violentos que ocorrem a cada rodada.
Atlético de Madrid demorou a se pronunciar sobre o caso
somente 48 horas depois do clássico onde os cânticos racistas entoaram do lado de fora do estádio, o Atlético de Madrid se pronunciou. No comunicado divulgado na última terça, o Atlético disse que vai trabalhar junto das autoridades na identificação dos torcedores, e que irá expulsar os que sejam sócios do clube.
O clube ainda afirmou que o ato veio de uma “minoria”, e que o Atlético tem tolerância zero com o racismo. No entanto, o nome de Vinícius Júnior não está presente no texto. A nota oficial termina com a promessa de ir atrás e expulsar os envolvidos. “Nossa decisão é firme e retumbante e não vamos parar até expulsá-los da família vermelha e branca porque eles não podem fazer parte dela.
Confira a nota completa: Clube Atlético de Madrid · Site Oficial – Comunicado Oficial (atleticodemadrid.com)