O especialista em vôlei feminino Guilherme Veiga conversou com o MRN e projetou o Sesc RJ Flamengo na Superliga Feminina 23/24. A equipe rubro-negra faz sua estreia nesta quarta-feira (15), contra o Barueri, no Tijuca. O jornalista acredita que o forte elenco e a presença de Bernardinho são fundamentais.
Leia mais: 10 jogadores que estão brilhando na MLS e podem ter vaga no Flamengo
“Acredito que dá para esperar grandes coisas. O Sesc Flamengo tem um elenco forte e, ao meu ver, o melhor treinador da liga à beira da quadra: Bernardinho. A primeira sequência de jogos é desafiadora pois é contra algumas das equipes cotadas para os playoffs. Portanto, vamos poder ver se a equipe está preparada desde já para jogos deste calibre, ou se vai precisar ganhar ritmo e até mesmo passar por ajustes na formação”, disse o narrador da Rádio Antena Esportiva.
Na última temporada, o Flamengo parou na semifinal, ou seja sendo um dos quatro melhores times da Superliga. Para esse ano, Guilherme vê o Mais Querido com condições de repetir esse feito devido à manutenção da base do elenco.
“Com certeza. É verdade que não houve contratações de peso, contudo a equipe investiu na manutenção da base do elenco, que é algo raro e fundamental dentro do voleibol. Enquanto outros times se reformularam completamente ou trocaram peças pontuais, o Sesc Flamengo conta com onze jogadoras que figuraram entre as últimas semifinalistas da Superliga. Pegando o Praia Clube como exemplo, o time renovou com 14 das 15 jogadoras da temporada 21/22 para 22/23, na qual terminou campeão”, falou o especialista.
Favoritos da Superliga Feminina 23/24
Para Guilherme Veiga, o Sesc Flamengo não está entre os favoritos. Os três principais times da Superliga Feminina 23/24 são: Praia Clube, Osasco e Minas. O motivo é o forte orçamento do trio.
“Praia Clube, Osasco e Minas. Os grandes orçamentos da competição estão concentrados nesses três. Praia e Osasco têm a seu favor elencos com diversas opções, o que pode tornar os jogos contra essas equipes menos previsíveis. Por outro lado, o Minas aposta na mesma metodologia do Sesc Flamengo e mantém o conjunto titular, trocando apenas uma peça e, na minha opinião, a mais importante no ‘tabuleiro do vôlei’: a levantadora. O time deve passar por inconstâncias até Jenna Gray, nova titular da posição, se adaptar à Superliga”, opinou o jornalista.
Quem é a principal destaque do Sesc Flamengo para a Superliga?
O especialista Guilherme Veiga elegeu a levantadora canadense Brie King como a principal destaque do Sesc Flamengo para a Superliga Feminina 23/24. Para ele, a posição de levantadora “é indispensável dentro do jogo”, com isso a estrangeira será o elo do ataque rubro-negro.
“Brie King. Como disse anteriormente, sua posição é indispensável dentro do jogo. Depois de ter sido eleita a melhor levantadora da Superliga, Brie passou um longo período com a seleção canadense, e também foi a melhor levantadora nas estatísticas da Liga das Nações. Brie evoluiu rapidamente sob o comando de Bernardinho, que é conhecido por projetar talentos nesta posição, e aprimorou ainda mais seu jogo na última temporada de seleções. Será a grande responsável por conduzir as ofensivas do Rubro-Negro.”
O Sesc Flamengo vem de título estadual em cima do rival Fluminense, porém o especialista não vê o Carioca como parâmetro para a Superliga.
“Para o Sesc Flamengo, não. O Sesc Flamengo, focado nos treinamentos, fez do Carioca – competição mais curta e com apenas um adversário a nível nacional – a sua pré-temporada. No entanto, o estadual deste ano teve mais jogos que na edição anterior, o que ajuda na preparação e na recuperação do entrosamento”, finalizou Guilherme.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Allan e Carlinhos podem deixar o Flamengo em 2025
- Dirigente do Flamengo cita Cucho Hernández para jornalista
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Arena da Floresta e Sub-20
- 4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
- Flamengo sub-20 vence Santa Cruz–AC na reinauguração Arena da Floresta