Flamengo e Atlético-MG se enfrentam nesta quarta-feira (29), às 19h30, no Maracanã, em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão. Antes do jogo que pode definir a briga pelo título, o MRN preparou material com as principais estatísticas dos dois times e traz um panorama de como ser o duelo baseado nos números. Veja abaixo:
Flamengo e Atlético possuem campanhas similares no Campeonato Brasileiro e fazem confronto direto pelas primeiras posições. O Rubro-Negro tem 63 pontos, ocupa a segunda colocação e está empatado com o líder Palmeiras. Já o time mineiro está com 60 pontos, deseja encostar na liderança para brigar pela taça.
Leia mais: Tite reina contra Atlético-MG e anima Flamengo
A partida desta quarta colocará frente a frente dois times que praticam futebol de forma completamente diferente. O Flamengo busca controlar o jogo a partir da posse de bola, com média de 57% por jogo, e trocar passes no campo ofensivo para criar chances. O Atlético-MG, no entanto, é um time focado em imprimir intensidade na marcação e jogar em transição, característica do técnico Felipão.
Por ser um time que fica com a bola, é natural que o Fla tenha vantagem na média de troca de passes por jogo: 478,8 a 412,3. Por outro lado, o Atlético-MG constrói seus ataques de forma mais direta após recuperar a posse e é o time com mais lançamentos no campeonato (1360), com média de 38,86 por jogo.
A diferença de conceitos de jogo resulta também no contraste entre os gols marcados e sofridos por ambas as equipes. O Flamengo tem o terceiro melhor ataque do Brasileiro, com 56 gols, mas sofreu 37 e tem a oitava defesa do torneio. Com o Atlético-MG o cenário é o inverso: o time marcou 46 gols, tem o pior ataque do G4, mas apresenta a melhor defesa de toda a competição com apenas 27 gols sofridos.
Portanto, a tendência é que os dois times estejam confortáveis em campo com suas estratégias. O Flamengo deve ter a bola e, com o apoio de sua torcida, vai tentar pressionar o Atlético-MG. O time de Felipão vai tentar segurar o Rubro-Negro e ameaçar o time com Hulk e Paulinho, já que a dupla marcou 31 dos 46 gols marcados pelo time (70%).
Eficiência do Flamengo pode fazer a diferença
Apesar de ser um time que foca na parte defensiva, o Atlético-MG não deixa de criar boas chances e tem o mesmo número de finalizações que o Flamengo. Entretanto, o Rubro-Negro tem uma eficiência ofensiva superior e fez mais gols ao longo da competição.
O índice certamente será importante no confronto, já que não é comum os times criarem muitas chances claras contra o Atlético. Nos últimos cinco jogos, o Flamengo marcou oito gols e tem jogadores vivendo grande fase, como Arrascaeta e Everton Cebolinha.
Além disso, o Mais Querido passa por grande evolução ofensiva desde a chegada do técnico Tite e melhorou os números no quesito. Nos nove jogos com o treinador, o Rubro-Negro sofreu seis gols e já marcou 16. Já nos últimos cinco jogos, sequência invicta da equipe, foi apenas um gol sofrido.
Leia também: Flamengo joga nova ‘semi’ com Atlético no aniversário de duelo de 87
Estatísticas de Flamengo e Atlético-MG indicam jogo com muitas faltas
As estatísticas de Flamengo e Atlético-MG na temporada indicam que o embate no Maracanã deve ter um alto número de faltas. Por motivos diferentes, as duas equipes estão entre as que mais cometem faltas no Brasileirão e precisam se atentar com o número de cartões.
Assim como a maioria dos times comandando por Felipão, o Atlético é um time com muita intensidade na marcação e sempre tenta desarmar o adversário. Como resultado, é o time que mais desarma no campeonato, com mais de 1 ponto de diferença de média para o segundo. No entanto, é a segundo equipe que mais cometeu faltas no campeonato: 559.
Já o Flamengo costuma cometer faltas para parar jogadas de contra-ataques dos adversários. O Mengão avança sua linha defensiva e comete as infrações para evitar transições que possam levar perigo. O Fla cometeu 446 faltas ao longo do Brasileiro e, apesar da distância para o Atlético, é o terceiro time na lista.
O Mengão pode se aproveitar do número de faltas da defesa do Atlético, já que o lateral Saraiva e o zagueiro Maurício Lemos recebem muitos cartões. Os atletas atuam pelo lado direito e tornam a faixa do campo mais vulnerável. Assim, Tite pode armar o time para aproveitar jogadas individuais e em velocidade de Everton Cebolinha e Ayrton Lucas.
*Estatísticas levantadas com o auxílio da cientista de dados Ananda Mendes
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Fortaleza e Gerson
- Flamengo coloca mensagem subliminar com provocação ao Vasco em anúncio de projeto do estádio
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo