O Flamengo finalmente voltará a jogar no Maracanã. O estádio estava fechado para fazer a troca do gramado, que agora é híbrido. Ou seja, uma mistura de sintético com natural. Por isso, será a primeira vez de Paulo Sousa comandando a equipe no campo sagrado. O jogo é contra o Bangu, às 19h30 (Horário de Brasília) do próximo sábado (12).
LEIA MAIS: Flamengo bate o Burgos e é bicampeão mundial de basquete
O Maracanã esteve fechado desde dezembro de 2021, e o técnico português começou a comandar o time em janeiro. Foram nove partidas na beira do campo flamenguista, mas nunca no campo do histórico estádio do Rio de Janeiro.
Mas essa não será a única novidade. O Flamengo deve receber o maior público desde quando a pandemia começou. O clube não recebe mais de 60 mil torcedores em um jogo de futebol desde março de 2020, quando o time venceu o Barcelona de Guayaquil pela fase de grupos da Libertadores pelo placar de 3 a 0.
Com setores esgotados, o Flamengo já vendeu 55 mil ingressos, e a expectativa é de que o Maracanã receba cerca de 63 mil torcedores. A capacidade máxima do estádio é de 72 mil presentes, mas a torcida visitante não deve esgotar os três mil ingressos que possui. Além disso, há cinco mil entradas de cadeiras cativas que também não devem ser totalmente comercializadas.
A pandemia fechou os estádios no mundo e no Brasil, e o Flamengo jogou com portões fechados
A pandemia de Covid-19 teve início no começo de 2020, mas foi em março que ela chegou com força ao Brasil. Após o jogo contra o Barcelona pela Libertadores, a doença se espalhou e fez com que o futebol fosse paralisado.
Quando retornou, foi de forma gradativa, e assim como na Europa, os estádios tiveram seus portões fechados. Da metade de 2021 em diante, o público começou a ser liberado, principalmente por conta da chegada da vacina, mas não para lotação máxima.
Com restrições de quantidade de público, o Flamengo nunca voltou a bater o pico de mais de 60 mil que está prestes a bater. Na final da Libertadores contra o Palmeiras, em Montevideo, no Uruguai, o país chegou a liberar 75% da capacidade do estádio, e o jogo teve 45 mil presentes.
Depois de tanto tempo sem os estádios lotados, o Flamengo enfim terá o apoio do seu torcedor em massa. Isso em virtude da queda dos números da doença no Brasil, e sobretudo, no Rio de Janeiro, além da vacina e da flexibilização das medidas protetivas. No estado do Rio, por exemplo, não é mais obrigatório o uso de máscaras de proteção.