O Flamengo está treinando para enfrentar o Vasco, neste domingo (2), às 16h, pelo Campeonato Brasileiro, e o ideal é que Tite prepare a equipe para superar uma forte retranca. Para o jornalista Eugênio Leal, da ESPN, estreia do técnico Álvaro Pacheco e falta de qualidade para disputar de igual para igual apontam para Vasco recuado na defesa e jogando por uma bola no clássico.
“O Vasco não consegue manter a posse de bola no campo de ataque, não tem hoje a exigência coletiva e técnica para chegar diante do Flamengo e ter a bola. Então, a tendência do jogo é o Flamengo ter a bola e o Vasco ficar fechado para sair em transição. Tem que tentar trabalhar o contra-ataque. Outra situação é a bola parada, observar como o Flamengo se defender. E bloquear os espaços na defesa. Talvez com três zagueiros”, disse o comentarista ao comentar possibilidade de escalação ofensiva.
➕: Do Flamengo a Paris: Flávia Saraiva busca 1ª medalha em Olimpíadas
A provável postura do Vasco está ligada ao pouco tempo de trabalho de Álvaro Pacheco. Isso porque o treinador comandará somente uma semana de treinos e ainda não teve tempo suficiente para corrigir todos os erros que o time apresentou nesta temporada.
“O que ele precisa, especialmente nesse jogo, que é um clássico. O básico é um time muito atento, ligado, com determinação e tentando se superar na vontade. Então essa é a primeira questão, mas algo que o Vasco já tinha com o Ramon Diaz. Precisa também de algo mais. Vai precisa demonstrar que conseguiu enxergar possibilidades de explorar falhas do Flamengo”, finalizou o comentarista.
Mas vale destacar que enfrentar adversário fechado na defesa não é novidade para o Flamengo. O último jogo, aliás, foi vitória por 3 a 0 sobre um Millonarios (COL) que praticamente não saiu do campo de defesa durante todo o primeiro tempo. Portanto, espera-se que o time tenha armas para superar o rival.
Vitória pode dar ao Rubro-Negro a liderança do Brasileirão na rodada e aproximar o Vasco da zona do rebaixamento. Para ser primeiro, precisa também de tropeços de Bahia e Athletico-PR. Mas vale destacar que gaúchos tiveram rodadas adiadas em função da enchentes no RS, então há times com jogos a menos e possibilidade de somar mais pontos.
Contra o Vasco, Flamengo busca emplacar 5ª vitória consecutiva
Após período de oscilações e futebol muito ruim, que aumentou tom das reclamações da torcida, o Mengão está novamente em bom momento. O time chega ao clássico contra o Vasco com quatro vitórias consecutivas, não sofreu gol na sequência e planeja dar continuidade no confronto no Maracanã.
O Mais Querido venceu Corinthians, Bolívar, Amazonas e Millonarios. Resultados que o colocaram novamente entre líderes do Brasileiro e garantiram classificações às oitavas de final de Libertadores e Copa do Brasil.
A característica principal dessa retomada foi a volta do equilíbrio que marcou campanha invicta no Campeonato Carioca. Foram 10 gols marcados e nenhum sofrido na sequência.