Ganhando mais chances no Flamengo com Jorge Sampaoli, Everton Ribeiro lidera o ranking de criação no Campeonato Brasileiro. O camisa 7 do Mais Querido é o jogador que mais constrói bons lances para seus companheiros na competição, mesmo não sendo titular absoluto na equipe.
De acordo com o SofaScore, Everton Ribeiro criou seis grandes chances para o Fla, em 10 jogos do Brasileirão. O capitão rubro-negro está empatado com Eduardo, do Botafogo, no ranking. Em seguida, vem Vitor Bueno (Athletico) e Dudu (Palmeiras) com cinco grandes chances cada. Fechando a lista, Gerson aparece com quatro lances gerados.
Leia mais: Everton Ribeiro faz 300 jogos no Brasileiro e declara amor ao Flamengo
Ao todo, o camisa 7 entrou em campo em seis partidas pelo Brasileirão 2023. O único jogo em que Ribeiro foi titular aconteceu no último domingo (11), contra o Grêmio, em uma vitória por 3 a 0 para o Flamengo. Além de se destacar na construção de jogadas, o meia também contabiliza uma média de 2,3 passes decisivos por jogo.
Já Gerson, que criou quatro grandes chances para o Mengão, é um dos pilares de Jorge Sampaoli. O Coringa também realizou seis partidas no Brasileiro, sendo todas elas como titular. Ainda assim, Gerson já soma três gols pelo Flamengo no campeonato, além de duas assistências. Ou seja, o camisa 20 tem cinco participações em gols em apenas seis jogos.
Flamengo não se apressa para renovar com Everton Ribeiro
Perto do fim de seu contrato, Everton Ribeiro desconhece seu futuro no Flamengo. Já há seis anos na Gávea, o meia tem vínculo com o Mais Querido até o fim deste ano. Apesar da proximidade com a data, a diretoria rubro-negra estuda sem pressa uma renovação com o camisa 7, e para isso, tem uma carta na manga em mãos.
De acordo com o Diogo Dantas, do O Globo, Everton Ribeiro é o jogador que mais se aproxima de uma renovação para a próxima temporada. Além do meia, outros seis atletas também vivem a mesma situação no Flamengo. Porém, o Mengo acredita que não tem concorrência por Ribeiro no mercado, e por isso, não há motivos de agilizar um novo acordo com o jogador.
Dessa forma, dirigentes planejam uma conversa com o meio-campista mais ao fim do ano, como aconteceu com Diego Ribas em 2021. Na ocasião, Ribas teve seu contrato renovado antes do fim das grandes competições, ainda em outubro. Na época, a diretoria prolongou o vínculo até o final de 2022, mantendo os mesmos valores que o jogador já recebia, mas por um período curto de contrato.