Revelado pelo Flamengo, o atacante Gabriel Silva foi suspenso no futebol do Camboja, onde atua pelo Svay Rieng. O atleta foi punido por exibir a mensagem “100% Jesus” em comemoração de gol no jogo contra o Boeung Ket, no último sábado (28).
A primeira punição de Gabriel Silva foi seis meses de suspensão e multa de 2 milhões de riel, equivalente a cerca de R$ 2,4 mil na cotação atual. O clube, no entanto, recorreu da decisão e conseguiu redução da pena para apenas uma partida e o pagamento da multa.
Leia mais: Opta coloca o Flamengo somente como 5º melhor sul-americano
Caso fosse suspenso pelos próximos seis meses, o ex-Flamengo perderia o restante da C-League, campeonato nacional do Camboja. Atualmente, o Svay Rieng é líder da competição 27 pontos e tem seis de vantagem para o segundo.
Em entrevista ao Esporte News Mundo, Gabriel Sila comentou o caso e afirmou que não teve a intenção de desrespeitar ninguém.
“Somos líderes isolados do campeonato com nove jogos e nove vitórias. No sábado eu pude fazer gol e levantei a camiseta para comemorar, onde está escrito 100% Jesus. Eu não quis desrespeitar ninguém ou ofender, somente quis glorificar a Deus pelo meu momento muito bom “, disse o ex-Flamengo, antes de completar:
“Estava motivado e aconteceu a notícia na segunda-feira que eu estava sendo punido por seis meses e uma multa de dois milhões de riel. O clube me avisou após o treino eu fiquei muito triste. Porém, o clube me deu todo suporte possível e disse que iria fazer o que fosse necessário para reverter a decisão e aconteceu. Repito, não quis desrespeitar ou insultar ninguém.”
O Camboja tem o Budismo como religião oficial, com mais de 96% da população budista. No entanto, é importante ressaltar que a liberdade religiosa é um direito garantido por lei no país, apesar de alguns conflitos ao longo dos anos. Assim, a punição ao atleta foi baseada no regulamento da Fifa.
Desde 2014, a entidade proíbe jogadores de levantarem suas camisas para exibir uma mensagem na roupa de baixo. Nem mesmo conteúdo de cunho educativo ou solidário está permitido. A regra prevê que os atletas não devem receber cartão amarelo, mas uma punição da organização da competição.
Pedro exibiu mensagem religiosa ao comemorar gol pelo Flamengo
Ao marcar o gol da vitória do Flamengo sobre o Bahia, no dia 30 de setembro, o atacante Pedro comemorou levantando camisa para mostrar a mensagem “Jesus é o suficiente”. O árbitro Sávio Pereira Sampaio decidiu relatar a ação do jogador na súmula, e o camisa 9 correu o risco de ser punido.
Entretanto, diferente do que aconteceu com Gabriel Silva, o STJD não denunciou o atacante rubro-negro. Apesar da recomendação da Fifa, o tribunal não puniu nenhum atleta que exibiu mensagem religiosa em jogos de torneios nacionais.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- ‘Nunca vou esquecer’: Jorge Jesus exalta título pelo Flamengo
- Eric Faria dá depoimento sobre o que viveu em Lima com a virada do Flamengo
- Luis Roberto revela história com Junior em conquista do Flamengo
- Gabigol faz post relembrando título da Libertadores 2019
- Willian Arão cita ‘choro’ ao relembrar Flamengo 2×1 River Plate