O FC Juárez, do México, tem feito campanha surpreendente para a realidade do clube, que tem apenas nove anos de fundação. A equipe busca classificação inédita para os playoffs da Liga MX. Quem comanda a modesta equipe mexicana é um conhecido dos rubro-negros; Maurício Barbieri, treinador do Mengão em 2018.
Bet365 4.9 de 5 |
|
O treinador ex-Flamengo assumiu o Juárez em fevereiro, durante a disputa do Torneo Clausura do Campeonato Mexicano. Barbieri pegou a equipe na lanterna da competição, sem vencer por seis meses. O técnico de 43 anos conseguiu quatro vitórias e quatro empates, terminando a competição em 12º lugar.
➕Últimas notícias do Flamengo: Gabigol, Júnior e Filipe Luís
Faltando seis rodadas para o final do Apertura, o Juarez de Maurício Barbieri segue surpreendendo o país, vencendo três dos últimos cinco jogos. Dentre esses, bateu os favoritos Puebla e Santos Laguna, fora de casa, o que nunca havia acontecido. Atualmente, a equipe ocupa a 13ª colocação, a quatro pontos do primeiro time na zona de classificação para os playoffs.
Relembre a passagem de Barbieri pelo Flamengo
Após demissão de Paulo César Carpegiani, em março de 2018, o Flamengo alçou Maurício Barbieri, que na época tinha apenas 36 anos, como treinador da equipe. O treinador ficou por nove meses no comando do Mengão, e passagem ficou marcada por altos e baixos.
Barbieri foi responsável por transformar Vinicius Júnior em titular do Flamengo. Além disso, o treinador deu mais chances para Cuellar, e o colombiano teve seus melhores momentos pelo Rubro-Negro. A equipe que tinha como base Diego Alves, Rodinei, Réver, Cuéllar, Diego, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro, Vinicius Júnior e Henrique Dourado, apresentava bom futebol nos primeiros meses de trabalho.
O técnico também utilizou outros nomes da base, como Léo Duarte, Lincoln, Jean Lucas e Felipe Vizeu.
O Rubro-Negro avançou para o mata-mata da Libertadores, passou de fase na Copa do Brasil e era líder do Brasileirão. No entanto, o bom ritmo foi pausado devido à Copa do Mundo de 2018. A diretoria efetivou Barbieri como treinador oficial, oferecendo novo contrato e salário.
No entanto, na volta da Copa, o rendimento da equipe não foi mais o mesmo. Liderança no Brasileirão perdida, eliminação para o Cruzeiro na Libertadores e queda na semifinal da Copa do Brasil, para o Corinthians, tornaram a permanência de Barbieri insustentável.
Saída de Vinicius Júnior impactou no rendimento do time
Barbieri tinha um dos craques geracionais em sua equipe. Hoje melhor jogador do mundo, Vinicius Júnior deixou o Flamengo em junho de 2018 rumo ao Real Madrid. A equipe perdeu uma referência e o treinador não conseguiu encontrar um substituto que suprisse a falta do Cria do Ninho.
Os centroavantes também não tiveram desempenho muito bom. Com a saída de Paolo Guerrero, Henrique Dourado e Uribe não entregaram o esperado. Lincoln, promessa na época, também não conseguiu ter sequência.
Com isso, a passagem de Barbieri pelo Flamengo teve os seguintes números:
- 39 Jogos
- 19 Vitórias
- 12 Empates
- 8 Derrotas
– Eliminado nas oitavas de final da Libertadores
– Eliminado na semifinal da Copa do Brasil
– Deixou a equipe na quarta posição do Brasileirão.
Além do Flamengo, Barbieri treinou várias equipes no Brasil, dentre elas, Goiás, Red Bull Bragantino e Vasco.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Ex-jogador revive polêmica de 2019 e afirma ter jogado mais que Arrascaeta
- Galvão Bueno alerta para que Flamengo não desista do Brasileirão
- Estádio do Flamengo: diretoria define quantidade e data para venda de cadeiras cativas
- Clubes da Europa disputam Cucho Hernández com o Flamengo
- Ex-Flamengo é anunciado em clube do Amazonas