O Vasco entrou em campo neste domingo (27) diante do Palmeiras, mas saiu derrotado no Allianz Parque. Com gol de Raphael Veiga, o time de Abel Ferreira pontuou para afundar o clube cruzmaltino ainda mais na zona de rebaixamento. Agora, o Vasco ocupa a 18ª posição, com cinco pontos de distância do primeiro time fora do Z4 e 65% de chances de ser rebaixado, mais uma vez.
Sendo assim, com mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, o cruzmaltino se aproxima cada vez mais da sua quinta passagem pela Série B. De acordo com a ferramenta “Espião Estatístico”, do GE, o Vasco tem apenas 35,5% de chance de permanecer na Série A para 2024. Isso é menos do que clubes como Bahia e Santos, por exemplo, também próximos da zona da degola.
Leia mais: Rodrigo Mattos: Vasco quer só direitos sem deveres no Maracanã
Essa estatística, no entanto, pode mudar já na próxima rodada: Bahia e Vasco, clubes que brigam diretamente contra o Z4, se enfrentam na Fonte Nova. Ou seja, caso sofra mais uma derrota no Brasileirão, as chances do time de São Januário seguir na Série A podem cair ainda mais.
O rival faz uma campanha obscura na temporada 2023. Isso porque, são apenas quatro vitórias em 20 jogos e somente 16 pontos conquistados. Assim, caso não se recupere após um primeiro turno tenebroso, o Vasco pode voltar a Série B pela quinta vez, depois de já ter caído para a segundona em 2008, 2013, 2015 e 2020.
Além do Vasco, outros dois clubes estão com um pé na Série B
O clube cruzmaltino, porém, não é o único com chances abaixo de 50% de seguirem na Série A. Assim com o Vasco, Coritiba e América-MG têm pouca probabilidade de permanecer na elite do futebol brasileiro no ano que vem. O Coxa apresenta somente 9,8% de chances, e o Coelho, por outro lado, 20,9%.