Muitas coisas explicam a má fase atual do Flamengo, que perdeu hoje para o Botafogo e atingiu 5 pontos em 5 jogos pelo Brasileirão, temporariamente numa 14ª colocação, que pode piorar conforme as outras equipes forem entrando em campo no complemento da rodada.
Muitos jogadores estão lesionados ou longe de suas condições físicas ideais; muitas falhas individuais vem acontecendo em momentos cruciais das partidas; a movimentação da equipe sem bola vem deixando muito a desejar; faltam peças para realizar o esquema tático do treinador; falta tempo para treinar, devido a série de viagens realizada pelo time. Como eu disse, não faltam explicações, não falta contexto, não faltam motivos para que o Flamengo comece o mês de maio vivendo um momento, no mínimo, conturbado no seu futebol.
Leia também do mesmo autor: Jorge Jesus no Flamengo: mais um problema ou a grande solução?
Ou seja, o problema não é explicar partidas como a de hoje – Hugo falhou, a defesa deu espaços, o ataque perdeu muitos gols, o gol anulado possivelmente foi legal – o problema é encontrar justificativas para esse tipo de cenário, já que grande parte desses problemas são familiares, repetitivos, e vem sendo mencionados faz um bom tempo.
O Flamengo tem sim, por exemplo, muitos zagueiros lesionados, que obrigam Paulo Sousa a improvisar na defesa. Mas por que tantos zagueiros se lesionam e demoram tanto tempo a se recuperar? É um problema do departamento médico? É uma falha na preparação física? Tem relação com o êxodo de profissionais dessas áreas que o Flamengo vem sofrendo? Que medidas estão sendo tomadas nesse sentido? Para isso não temos respostas.
Não temos jogadores de qualidade para algumas posições chave, como, por exemplo, a ala-direita. Mas por que não temos? Porque hoje um clube de orçamento bilionário não tem um titular de verdade numa posição, variando entre um jovem promissor – que está lesionado – e dois jogadores que não transmitem a menor confiança? Quem avaliou que com Isla e Rodinei, além de Matheuzinho, o problema estaria resolvido? Quem considerou que Rodinei tinha nível para continuar no Flamengo?
E o mesmo vale para todas as outras questões citadas aqui. Porque Hugo ainda é titular? Como Santos já está lesionado? Diego Alves realmente não merece mais nenhuma oportunidade? Se o Flamengo sem a bola parece estar mais perdido no multiverso da loucura que o Doutor Estranho, de quem é a culpa? Os jogadores são incapazes de assimilar o posicionamento? Paulo Sousa é incapaz de transmitir as ideias e organizar a equipe mesmo depois de cinco meses? A queda de desempenho individual de alguns jogadores chave, é física, é psicológica, é o que?
Veja: Melhores momentos Flamengo 0x1 Botafogo – 5ª rodada do Brasileirão 2022
Porque mais uma vez o Flamengo sofre um revés que é possível de explicar, mas vive um momento cada vez mais impossível de justificar. Porque existem os erros individuais, como a falha de Hugo, Arão e David Luiz no primeiro gol; existem as falhas táticas, como a desorganização que o Flamengo ainda vive sem a bola, que são culpa dos jogadores mas também do técnico. Mas existem aparentemente falhas de organização, planejamento, preparação física e atenção médica, que vão muito além de Paulo Sousa e que são ainda mais complicadas de entender por que motivo seguem acontecendo.
E enquanto isso tudo acontecer, a sensação é de que teremos ainda mais resultados ruins dessa equipe pra explicar e ver alguém tentando justificar.
Siga João Luis Jr no Medium.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo prevê arrecadar R$ 60 milhões com inauguração do estádio
- CBF ignora reclamações e escala Daronco para Fortaleza x Flamengo
- MCP desmascara comparação ridícula entre Flamengo 2019 e Botafogo 2024
- Léo Ortiz cumpre promessa de título do Flamengo e pinta o cabelo
- Jornalista revela fala de Jorge Jesus sobre Libertadores 2019: ‘Filipe Luís amarelou na final’