Na primeira janela de 2022, o Flamengo, como trouxe o portal UOL, chegou a abrir conversas com o meia Ezequiel Barco. Porém, na época, o clube optou por priorizar o sistema defensivo e contratou Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas. Barco acabou deixando o Atlanta United, dos Estados Unidos, para jogar no River Plate, da Argentina.
O tempo passou, Barco continuou na lista de possíveis reforços do Flamengo, mas em nenhum momento, qualquer proposta foi feita ao staff do jogador. Entretanto, com várias lacunas já preenchidas, o clube busca um ponta e um meia, que possa circular na mesma função que fazia Everton Ribeiro. Por isso, uma nova reaproximação com Ezequiel Barco pode ser feita na Gávea, a partir de julho.
➕: 3 clubes do Brasil se juntam ao Flamengo por Thiago Alcântara
Porém, o Flamengo não está sozinho nessa. Outros três clubes gostam do jogador: Palmeiras, Internacional e Vasco da Gama. Ezequiel Barco explodiu para o futebol na Copa Sul-Americana de 2017, ainda pelo Independiente, da Argentina. O jogador marcou o gol do título contra o próprio Mengão, na final, de pênalti, no Maracanã.
Ezequiel Barco não iria custar barato para Flamengo, Inter, Palmeiras ou Vasco
De acordo com o Portal do Palmeirense, para contratar Ezequiel Barco, qualquer clube interessado teria que chegar ao River Plate com uma proposta de 9 milhões de euros (R$ 48,2 milhões). Seu vínculo com o clube argentino se encerra no fim de 2026. Para trazer De La Cruz, o Flamengo sofreu para negociar com o time do Monumental de Nuñez. Nico só chegou pelo valor da multa rescisória.