Apesar dos desfalques, Fábio Mahseredjian está confiante e acredita que o Flamengo tem tudo para seguir firme na Libertadores e fazer um bom jogo contra o Bolívar, na altitude. Existe a desconfiança de que o Carioca pode ter atrapalhado o Mengo na competição, já que estreou entre as finais do Carioca e vem desgastado pela sequência de jogos.
Mas nada disso incomoda Fábio Mahseredjian, segundo entrevista do profissional ao Trivela. O preparador físico da comissão técnica de Tite acredita que o elenco foi montado exatamente pensando nisso. Os jogadores de alto nível que costumam ficar no banco chegaram para momentos como esse. Léo Ortiz, por exemplo, é um desses nomes.
➕Tite desabafa após levar cusparada de palmeirense: ‘É muito feio!’
“Não, não prejudicou em nada. O Flamengo é um clube grande que entra para conquistar todas as competições que disputa. Esse desgaste físico é natural. Todos os times têm. Agora, nós temos elenco suficiente para suplantar isso. A intensidade do jogo aumentou, e isso faz com que o atleta se desgaste mais”, diz, antes de explicar a escolha por quem fica de fora.
“Não tem como dosar cansaço. Para determinar o desgaste físico dos atletas, as demandas físicas deles, a gente faz o acompanhamento da minutagem de cada um. Esse acompanhamento está rigorosamente descrito em planilha, e o Tadashi (Hara, fisiologista) vai nos monitorando com as demandas métricas deles nos jogos, além das respostas de cada atleta individual, no que diz respeito a dosagem bioquímica. Tudo isso faz com que a gente tome algumas decisões, mas nada é uma coisa só, é sempre multifatorial”, explica.
Fábio Mahseredjian reforça estratégia por jogo na altitude
Assim como prometido antes do início da fase de grupos da Copa Libertadores, Fábio Mahseredjian explica os efeitos da altitude de La Paz e justifica método de chegar apenas no dia do jogo.
“(A altitude) é muito difícil de você enfrentar, porque você tem que chegar muito perto da hora do jogo. Dentro do que o regulamento permite, é o melhor a fazer. Nós vamos chegar com seis horas de antecedência aproximadamente porque, a partir da sexta hora de exposição à altitude, os efeitos mais agudos aparecem. Nós vamos tentar traçar estratégias no âmbito técnico, tático e físico para tentar suplantar essa alta altitude de La Paz”, conta.
Flamengo tem desfalques importantes
Léo Pereira tem quadro viral, e Allan tem traço falcêmico, que pode agravar na altitude. Além disso, seguindo o esquema de minutos jogados e de jogadores que precisam de um descanso, Varela, Ayrton Lucas, Pedro, Arrascaeta e Pulgar também ficam de fora. Ou seja, são sete desfalques.
Sem Carlinhos, que não chegou a tempo de ser inscrito na Libertadores, o Bruno Henrique deve jogar centralizado e Tite deve escalar a seguinte equipe: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, David Luiz, Viña; Igor Jesus, Gerson, De La Cruz; Lorran, Victor Hugo e Bruno Henrique.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão