Na última partida dos Garotos do Ninho, o Flamengo empatou por 0 a 0 com o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. A partida marca o fim da campanha do time alternativo com um aproveitamento de 67%. O treinador Fábio Matias falou sobre a campanha nesse começo de Carioca.
— O objetivo era dar rodagem e visibilidade para esses atletas. Grande parte com idade de juniores. Óbvio que queríamos entregar com seis pontos, mas, no processo de construção dos atletas, foi válida essa experiência. Acredito que seja um outro processo a partir de agora, óbvio o profissional vai conduzir. Essas questões todas de aproveitamento cabem à comissão técnica e à direção do profissional para conduzir essa sequência.
Leia mais: Flamengo faz proposta por Everton Cebolinha; Benfica responde
No entanto, o treinador admitiu que os garotos apresentaram oscilações no empate desse sábado. Fabio Matias lamentou um pênalti não marcado para manter os 100% de aproveitamento, mas exaltou a criação de jogadas do time.
— São dois jogos num intervalo muito curto, alguns meninos com questão residual um pouco mais alta, mas são jogos e equipes diferentes. Quando você tem adversários diferentes, às vezes vai ter oscilações. Mesmo com essas oscilações, tivemos algumas chances claras de gols, mas infelizmente não terminamos tão bem as jogadas.
Leia mais: Pênalti sonegado e TV sem sinal marcam Flamengo e Volta Redonda
O time desse sábado recebeu um reforço para a partida: João Gomes. Fazendo a estreia para ganhar ritmo, o jovem agrada a Paulo Sousa e também recebeu projeções positiva do treinador do sub-20.
— Atleta que está retornando de Covid-19 e entrou no segundo tempo em combinação com o profissional. É um ativo enorme do clube, tem enorme qualidade e domínio da relação e espaço. A tendência é crescer mais principalmente pelos dias em que esteve parado.
Avaliações de Paulo Sousa no começo de Carioca
Considerado um laboratório, o Campeonato Carioca serviu para Paulo Sousa observar quais peças do sub-20 podem ser úteis ao longo de 2021. E o treinador português fez questão de avaliar o elenco alternativo bem de perto. Isso porque o novo comandante foi in loco aos dois primeiros jogos do Flamengo no estadual.
Fabio Matias falou sobre essa questão de aproveitamento das jovens promessas no elenco profissional. Além disso, o treinador do sub-20 aproveitou para agradecer a oportunidade de comandar a equipe nesse começo de Carioca.
— Oportunidade única de trabalhar no profissional no Flamengo, mas acho que questões de aproveitamento são pertinentes para o pessoal do profissional. Experiência maravilhosa, estou muito feliz de ter feito esse processo inicial de trabalho. E agora vamos focar no sub-20 nessa sequência.
Leia mais: Matheus França explica empate com Volta Redonda, mas projeta futuro no Flamengo
Outro aspecto em avaliação do português é o gramado. Com o Maracanã fechado até às fases finais do Carioca, o Rubro-Negro deve mandar seus jogos no estádio de Volta Redonda. O campo aparentou boas condições, mas Fabio Matias preferiu deixar a opinião para a comissão de Paulo Sousa.
— Avaliação que o profissional deve fazer. Toda a comissão estava aqui. Avaliação muito mais voltada para o profissional.
Com o resultado, o Flamengo chegou a quatro pontos em duas partidas. Sendo assim, o clube é o vice na colocação geral. Paulo Sousa será o comandante na próxima partida, contra o Boavista na quarta-feira, às 18h. Com isso, Fábio Martias retorna ao sub-20 e Mário Jorge, auxiliar na categoria, retorna para o comando do sub-17.