Fase de grupos da Libertadores: relembre últimas campanhas e adversários do Flamengo

Na noite desta segunda-feira (18), o Flamengo irá conhecer os seus adversários na fase de grupos da Libertadores da América 2024. O sorteio acontece na sede da Conmebol, às 20h (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo. Para entrar no clima da principal competição do continente, o Mundo Bola relembra as últimas campanhas e adversários do Mengão.
2019 – Campeão
O Flamengo se classificou para a Libertadores de 2019 como o vice-campeão brasileiro do ano anterior. No primeiro ano da “Gestão Landim”, o Rubro-Negro investiu pesado e montou um dos melhores times de sua história. Na fase de grupos, no entanto, o time não teve a dominância esperada pelo torcedor.
Ainda dirigido por Abel Braga, o Rubro-Negro não contava com nomes como Filipe Luís, Rafinha, Pablo Marí e Gerson, que só chegaram na janela do meio do ano. Em um grupo que ainda contava com LDU, Peñarol e San José, o Mengão se classificou em primeiro lugar, no saldo de gols. O Mengão terminou a fase de grupos com a mesma pontuação que LDU e Peñarol. Veja abaixo os resultados:
- San José 0x1 Flamengo
- Flamengo 3×1 LDU
- Flamengo 0x1 Peñarol
- Flamengo 6×1 San José
- LDU 2×1 Flamengo
- Flamengo 0x0 Peñarol

Após a fase de grupos, o Flamengo passou por Emelec, Internacional e Grêmio, antes de levantar o troféu contra o River Plate.

2020 – Oitavas de final
Entrando na Libertadores como o atual campeão, o Flamengo fez parte do Grupo A em 2020, que contava com Independiente de Valle (Equador), Junior Barranquilla (Colômbia) e Barcelona de Guayaquil (Equador).
Ainda sob o comando de Jorge Jesus, o Mengão estreou com vitória contra o Barranquilla, fora de casa, e emplacou um 3 a 0 diante do Barcelona, no Maracanã, no último jogo antes da pausa por conta da pandemia de Covid-19. À partir dali, a temporada rubro-negra sofreria uma reviravolta.
Sem Jorge Jesus, que deixou o clube para acertar com o Benfica, Domènec Torrent assumiu a equipe e comandou o Mais Querido nos jogos seguintes. Veja abaixo todos os resultados no Mengão na fase de grupos em 2020.
- Junior Barranquilla 1×2 Flamengo
- Flamengo 3×0 Barcelona de Guayaquil
- Independiente del Valle 5×0 Flamengo
- Barcelona de Guayaquil 1×2 Flamengo
- Flamengo 4×0 Independiente del Valle
- Flamengo 3×1 Junior Barranquilla

Após resultados ruins no Brasileirão, Domènec Torrent não resistiu e foi demitido, dando lugar à Rogério Ceni. Com o novo treinador, o Mengão enfrentou o Racing nas oitavas de final, e foi eliminado nos pênaltis.

2021 – Final
O Flamengo chegou para a Libertadores de 2021 como o atual campeão do Brasileirão. O sorteio da Conmebol colocou o Rubro-Negro no Grupo C, ao lado de Vélez Sarsfield, LDU e Unión La Calera. Sob o comando de Rogério Ceni, o Mengão avançou na primeira posição, com três vitórias e três empates. Veja abaixo os resultados.
- Vélez Sarsfield 2×3 Flamengo
- Flamengo 4×1 Unión La Calera
- LDU 2×3 Flamengo
- Unión La Calera 2×2 Flamengo
- Flamengo 2×2 LDU
- Flamengo 0x0 Vélez Sarsfield

Mais uma vez o Flamengo trocou de técnico entre a fase de grupos e o mata-mata. Com Renato Gaúcho, o Mais Querido passou por Defensa y Justicia, Olímpia e Barcelona de Guayaquil, antes de chegar à final, contra o Palmeiras.

2022 – Campeão
Vice-campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2021, o Flamengo chega para a temporada 2022 com sede de título. Sob o comando de Paulo Sousa, o Rubro-Negro fez uma primeira fase que beirou a perfeição em termos de resultado, com cinco vitórias e um empate no Grupo H, que contava com Talleres, Universidad Católica e Sporting Cristal.
- Sporting Cristal 0x2 Flamengo
- Flamengo 3×1 Talleres
- Universidad Católica 2×3 Flamengo
- Talleres 2×2 Flamengo
- Flamengo 3×0 Universidad Católica
- Flamengo 2×1 Sporting Cristal

Após mais uma troca de técnico, o Flamengo se sagrou campeão de maneira invicta, atropelando todos os adversários com Dorival Júnior. Sob o comando do treinador, o Mengão passou pelo Tolima, Corinthians e Vélez Sarsfield, antes de vencer o Athletico-PR na final.

2023 – Oitavas
Após a confusa saída de Dorival Júnior, o Flamengo optou por iniciar 2023 com Vitor Pereira. Após diversos vexames, o português foi demitido após o Carioca, enquanto à aquela altura da temporada, só havia disputado uma rodada da fase de grupos da Libertadores. Com Sampaoli, o Mengão avançou na segunda posição em um grupo que contava com Aucas, Ñublense e Racing.
- Aucas 2×1 Flamengo
- Flamengo 2×0 Ñublense
- Racing 1×1 Flamengo
- Ñublense 1×1 Flamengo
- Flamengo 2×1 Racing
- Flamengo 4×0 Aucas

Com desempenho sofrível sob o comando do argentino, o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final, contra o Olimpia, do Paraguai.
